XXI Corrida de Rua Soldado Paulino 5K/10K

Será realizada em 27/05/18 a XXI Corrida Soldado Paulino, tradicional corrida de rua, prova que faz parte do calendário oficial do município de Ubatuba. A largada será às 8 horas, na Rua João Ramalho, 01 – Parque Vivamar (Quartel da Policia Militar), e chegada no mesmo local.

XXI Soldado Paulino

Faça sua inscrição, basta clicar em https://corridasoldadopaulino.com.br/inscreva-se

Retirada do kit
Dia 26/05, Sábado, das 9h às 18h
Dia 27/05, Domingo, das 6h às 07h30
no Centro de Convenções Alfredo Bischof na Rua Lia de Barros, s/n – Itaguá – Ubatuba/SP (ao lado da sede da 3ªCia do 20BPMI).
Individual: documento com foto atualizada e comprovante de pagamento.
Terceiros: cópia da identidade, autorização por escrito e comprovante de pagamento do inscrito.

soldado paulino 2017 percurso

A prova, que tem sido realizada anualmente, é comemorativa da 3ª Cia. do 20º BPM/I de Ubatuba, e também é uma homenagem ao soldado Francisco Paulino da Silva Filho, atleta precursor da corrida A competição é disputada em percursos de 2 Km (Caminhada), 5 Km (Corrida) e 10 km (Corrida) em volta única; sendo a corrida de 10KM a competição principal.

Brasão - Corrida Soldado Paulino

A prova visa promover a integração da Polícia Militar com a comunidade e incentivar a prática desportiva, também presente nesta prova a categoria especial PCD (Pessoas com deficiência): Cadeirantes, Deficientes Visuais (com atleta guia), Amputados (com próteses) e Deficientes Mentais.

Os postos de hidratação são posicionados de acordo com a norma internacional da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), seguidas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que determina que os postos de água sejam colocados a cada 2 a 3 Km, nas provas com distância até 10 Km. Também está disponível um posto de hidratação de chegada, na área reservada aos atletas.

Como exemplo de civilidade, os atletas são orientados a descartar os copos utilizados na hidratação, cerca de 100 metros após o posto de hidratação, com a possível desclassificação da prova, caso constatado pelos fiscais de prova a não observância deste item.

História da Prova
A Corrida Soldado Paulino surgiu em 1998, iniciativa do Capitão PM José Antônio de Faria, hoje Tenente Coronel PM. Na época, o então Comandante da Terceira Companhia de Polícia Militar do Estado de São Paulo em Ubatuba, criou a prova para homenagear o Soldado PM Francisco Paulino da Silva Filho.

Este atleta foi precursor da corrida de rua na cidade, representando de maneira significativa a Polícia Militar e a cidade de Ubatuba em provas pedestres por todo o Brasil.

A prova é idealizada com o objetivo de aumentar os laços e a integração entre a Polícia Militar e a comunidade esportiva, praticada essencialmente em ambientes naturais.

O Soldado Paulino – Um pouco de sua história
Para você conhecer um pouco da sua história de como a corrida está no sangue desta família, aí vai uma curiosidade: você sabia que a primeira prova pedestre que aconteceu em Ubatuba foi na Ilha Anchieta? A prova foi organizada pelo estado para que o regimento da Polícia Militar, que foi enviado para trabalhar no presídio, tivesse momentos de lazer.

Soldado Paulino

Adivinha quem venceu a prova pedestre 1ª Volta da Ilha Anchieta? Nada mais nada menos que o pai do Soldado Paulino, que veio morar em Ubatuba para servir na Ilha. E seu filho continuou seu legado atlético.

Quem não se recorda das grandes provas que aconteceram na cidade e da rivalidade amigável entre o Soldado Paulino e o “Bigode”. Amigos compadres e companheiros de treino, fica aqui um grande abraço a este grande atleta da nossa cidade que mesmo com todas as dificuldades da época, soube honrar este esporte tão grandioso que é o atletismo.

Fonte de Informações:
https://corridasoldadopaulino.com.br/

https://ubatubense.blogspot.com.br/2015/02/prova-de-atletismo-soldado-soldado.html
https://sites.minhasinscricoes.com.br/corridasoldadopaulino