Praia de Itamambuca

A Praia de Itamambuca é conhecida por sediar campeonatos de surf e está localizada a 15 quilômetros ao norte do centro da cidade, entre as entradas para a Praia Vermelha do Norte e a Praia do Félix.

Itamambuca

A Praia de Itamambuca é extensa, com areias fofas e brancas, sendo o canto direito da praia mundialmente famoso, pela formação das ondas. a região está inserida no meio de uma reserva ecológica, possui uma extensa área de Mata Atlântica nativa, e seu acesso é feito pela Rodovia Rio-Santos, no km 36, onde há uma estrada secundária passando pela Vila de Itamambuca, um condomínio com boa infraestrutura.

São encontrados chalés, pousadas, áreas para camping e também um eco resort, sendo perfeita para aqueles que procuram tranquilidade e para quem gosta de praticar esportes, como o surf, trekking e caminhadas em sua extensa orla.

Itamambuca - Canto Direito

Afastada da badalação do centro da cidade, a Praia de Itamambuca foi descoberta pela comunidade do surf durante a década de 70. A praia em princípio foi ponto de encontro de hippies e surfistas, que chegavam por trilha e acampavam na areia mesmo, ao lado do Rio Itamambuca.

O tempo passou, a rodovia Rio-Santos foi construída e Itamambuca, ficou famosa, isolou a pequena vila de pescadores no canto da praia e seu bairro foi transformado, em um grande condomínio repleto de casas exclusivas dos veranistas.

Itamambuca - Canto Direito

A praia está praticamente intacta, com baixa frequência de pessoas, mesmo na temporada, e não há grande dificuldade para estacionar o carro. A pequena vila de pescadores segue sua tradição local e o Rio Itamambuca, é palco de praticantes de SUP e caiaque. Itamambuca fica protegida dos “turistas de verão”, pois está relativamente escondida, e se perde entre tantas opções de praias que Ubatuba oferece.

Itamambuca

Outro fator importante que afasta boa parte dos turistas é a estradinha de terra que dá acesso à praia dentro do condomínio, sendo necessário alguns minutos de pedras, lama e muitos buracos até a praia. No canto esquerdo deságua um riacho através da areia clara da praia, que é toda cercada pelo verde da Serra do Mar, criando um ambiente mágico e paradisíaco.

Os pais devem redobrar a atenção com as crianças em Itamambuca, pois as ondas são fortes e o braço do rio engana a profundidade, em compensação o Surf é garantido.

Vejam esta bela filmagem aérea sobre Itamambuca, realizada a bordo do Paratrike da @ubafly por @fausto_ferrarias:

Quem pega onda no Brasil conhece, com toda certeza, o canto direito da praia, que é uma “máquina” de fazer ondas, alguns dias de “swell” e quase nunca está flat. Itamambuca tem sediado uma etapa do Campeonato Brasileiro de Surf, o “Super Surf”, e de uma etapa 6 estrelas, da divisão de acesso do circuito mundial, WQS. As 6 estrelas querem dizer, alto nível de premiação em dólares aos vencedores.