Praia da Enseada

A Praia da Enseada é uma das mais tradicionais de Ubatuba, e está localizada próxima ao centro da cidade, entre as Praias do Perequê Mirim e das Toninhas, com acesso tranquilo pela Rodovia Rio-Santos e normalmente fica lotada na alta temporada e feriados de verão.

Praia da Enseada

A Baía da Enseada possibilita fácil atracação de barcos e escunas próximos à praia, e estão disponíveis vários hotéis e restaurantes de qualidade, garantindo uma boa frequência durante o ano todo.

Enseada

A praia tem cerca de 1.600 metros e sua longa faixa de areia firme proporciona ao visitante, uma bela caminhada ou pedalada, as crianças podem brincar a vontade nas águas cristalinas, com ondas medianas, ideais para banho.

Em seu canto esquerdo, ao entardecer, quando o sol se põe na direção da Baía do Saco da Ribeira, temos uma das mais belas paisagens contemplando a praia e ao fundo o Pico do Corcovado. Também neste canto se inicia a Trilha da Ponta da Espia, que passa pela Prainha da EnseadaPraia de Fora, Xandra, Itapecerica e finaliza na Praia do Tapiá (ou Godói).

Praia da Enseada

Essa trilha contorna a Ponta da Espia, o ponto mais próximo do continente com a Ilha Anchieta, e deveria terminar na Praia das Toninhas, porém um condomínio colocou cercas impedindo a passagem.

História
A Praia da Enseada foi uma das primeiras a se desenvolver socialmente em Ubatuba e por volta de 1954, transformou-se na principal via de acesso ao presídio político da Ilha dos Porcos, atual Ilha Anchieta, trazendo um certo “status” para esta região.

Naquela época, no meio da escuridão, jundus e árvores tomavam formas sombrias e só os homens de coragem faziam a travessia da Praia da Enseada para o centro da cidade de Ubatuba.  Muitas vezes jurando cruzar pelo caminho com lobisomem, mula sem cabeça e até mesmo o temido boitatá, que, segundo os antigos, não entrava na água do mar e só ia embora quando fazia-se repetidas vezes o sinal da estrela de Davi, seguido de muitas Ave Marias (oração).

Praia da Enseada