Desafio 28 Praias | Costa Norte – Trecho 1

Este post mostra detalhes do trecho 1 do Desafio 28 Praias, Costa Norte de Ubatuba, incluindo um vídeo gravado com o auxílio de uma GoPRO por um atleta que fez o percurso. São cerca de 6.230 metros, entre a Praia do Estaleiro até o campo de futebol na Praia da Puruba.

Desafio 28 Praias Costa Norte

Logo após a largada, temos a travessia do Rio Ubatumirim e depois cerca de 2,7 Km de praia com areia dura, ideal para desenvolver a corrida, até atravessar um pequeno riacho e entrar na trilha que leva até a Praia da Justa.

A Justa é uma praia de pequena extensão e após cruzar outro riacho, entramos em uma trilha dentro da Mata Atlântica, iniciando com uma forte subida, seguida de pontos de muita lama, trecho com auxílio de corda e depois uma longa descida por trilha “single track” até chegar as margens do Rio Quiririm.

Para travessia deste rio a organização da prova oferece opcionalmente coletes de mergulho e a alternativa de se realizar por barco, visto que este é um rio de alta profundidade. Feita a travessia, poucos metros à frente temos o fim deste trecho, o PC1 (Posto de Troca 1) localizado em um campo de futebol, já no bairro da Puruba.

Sobre o Desafio
O Desafio 28 Praias é sem dúvida a maior Maratona Trail do Brasil e também a mais difícil. Para etapa Costa Norte, os 42 Km podem ser feitos de forma solo, em dupla, trio, quarteto e quinteto. Exige dos atletas muita preparação e concentração, pois em vários trechos, seu percurso é muito técnico e desgastante.

São travessias de rios, sendo alguns que “não dão pé”, vários pontos de escalada e descida por corda, grandes variações de altimetria, praias com areia fofa, com areia inclinada, trilhas estreitas (single-track), nível hard, e às vezes com muita lama, realizadas por dentro da Mata Atlântica.

Recomendação
Nunca entre em uma competição dessa, uma prova “cascuda” sem estar preparado física, mental e tecnicamente!! Parabéns a todos os atletas e organização que ajudam a fazer a beleza desta prova 👋🏻👋🏻👋🏻🏃🏃🏃