Prainha do Félix | Praia do Português

A pequena Prainha do Félix de apenas 30 metros de extensão, popularmente conhecida como Praia do Português, está localizada na região norte de Ubatuba, sendo considerada por muitos a mais bela da cidade.

Praia do Português

Poucos sabem, mas esta praia também já foi chamada de Praia Esquecida, inclusive vários mapas ainda mencionam este nome.

O acesso à praia com a maré baixa é caminhando pela costeira, sobre as pedras a partir do canto direito da Praia do Félix, tendo-se o cuidado de observar se a maré sobe, pois quando isso acontece a passagem é bloqueada.

Praia do Português

A Praia do Português lembra a forma de uma ferradura, se parece com uma piscina natural de água salgada. Sua praia é de tombo com areia irregular, conta com grande proteção das costeiras, e curiosamente as cores de suas águas ora são verdes e ora são azuis.

Praia do Português

Muitos dão o crédito da beleza desta praia à criação divina, mas outros tantos também parabenizam a ação humana ao aperfeiçoar o lugar. Isso mesmo, pois dizem que na origem esta pequenina praia nem era assim considerada uma praia, isso porquê uma muralha de pedras impedia a entrada com força da água do mar, e não tinha tanta areia assim em seu entorno, na verdade muitas pedras também.

A muralha foi dinamitada (o que custou uma multa altíssima a quem fez isso), o entorno da praia foi preenchido com muitos caminhões de areia, além da ornamentação com grama, bromélias e alguns bancos (que já foram destruídos) para que a beleza do ambiente fosse contemplada. Que história, hein?

Praia do Português

O local tem árvores frutíferas, coqueiros, chapéus de sol, e um magnífico visual para as praias e ilhas da região norte do município, principalmente da Ilha do Prumirim.

História
O nome atual, Português, vem da família proprietária atual do imóvel que fica de frente para a praia. Félix, o nome antigo, é uma homenagem a um morador do passado que segundo o relato era o senhor Feliz, dono de algumas propriedades, porém os outros proprietários estrangeiros de antigas fazendas instaladas por ali pronunciavam com dificuldade o nome deste senhor, ficando conhecido como Sr. Félix, posteriormente homenageado com seu nome em ambas praias (Praia do Félix e Prainha do Félix).

Praia do Português

Lembre-se: Temos que ser consciente e solidário com o próximo que também vai usufruir da natureza. As atitudes de preservação de nossa natureza devem ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Na natureza é importante manter limpa as praias, trilhas e cachoeiras, devemos tratar estes lugares como extensão de uma casa bem cuidada.

Praia do Portugues

Pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.
Cuidar do planeta é cuidar de nós!