Praia Saco da Mãe Maria

Praia Saco da Mãe Maria

A Pequena Praia Saco da Mãe Maria está localizada atrás do Morro do Alegre, entre a Praia da Barra Seca e a Vermelha do Norte, e seu acesso terrestre é por trilha. Sua forma geográfica de um saco, sugere o nome, porém ninguém sabe exatamente porquê “Mãe-Maria”, alguns ousam dizer que em tempos passados havia uma senhora chamada Maria, que morava na redondeza.

Praia Saco da Mãe Maria
Praia Saco da Mãe Maria

O acesso terrestre a esta praia é por trilha, e podemos iniciar a trilha no canto direito da Praia Vermelha do Norte ou a partir da rodovia Rio-Santos em uma curva da estrada um pouco antes do acesso a Praia da Vermelha do Norte.

Partindo do canto direito da Praia Vermelha do Norte, logo no início temos um pequeno córrego, e se a maré estiver cheia, nem sempre se avista a trilha, mas basta atravessá-lo, e em seguida, temos um percurso estreito em meio à Mata Atlântica, às vezes com a presença de “Capim Navalha”, sendo recomendado usar camisa de manga comprida.

Trilha para Praia Saco da Mãe Maria – Imagem do Google Maps

Na primeira bifurcação disponível desta trilha, deve-se subir um pequeno morro, onde olhando para trás, teremos uma vista deslumbrante da Praia Vermelha do Norte. Seguindo até o final, fazemos uma breve descida, bem inclinada e chegamos a uma costeira.

Vermelha do Norte vista da trilha para a Praia Saco da Mãe Maria
Praia Vermelha do Norte vista da trilha para o Saco da Mãe Maria

Da Vermelha do Norte até este ponto, são cerca de 290 metros, realizado em cerca de 8 minutos. Nesta costeira temos uma bela visão da Baía de Ubatuba, com o “Morro da Antena” ao fundo, e avistamos à direita, lá embaixo, a Praia Saco da Mãe Maria.

Praia Saco da Mãe Maria
Vista da costeira da Praia Saco da Mãe Maria

Para “pisar na areia” da Praia Saco da Mãe Maria, é preciso iniciar uma nova trilha, um pouco antes da descida para esta costeira, um percurso que deve ser feito com cautela, prestando atenção aos apoios de mão, pois temos algumas árvores com espinhos em seu tronco.

Praia Saco da Mãe Maria - Imagem de @caminhos.do.sup
Praia Saco da Mãe Maria – Imagem de @caminhos.do.sup

A chegada a praia impressiona pela vocação selvagem e preservação do local. Explorando a área, temos algumas pedras gigantes que adornam o entorno, além de diversas bromélias e muitas árvores. Também no alto da costeira da praia, temos uma pequeno refúgio, quase uma caverna, protegida por uma enorme pedra, certamente um local que pode servir de abrigo.

Praia Saco da Mãe Maria - Acesso terrestre somente por trilha
Praia Saco da Mãe Maria – Acesso terrestre somente por trilha

A Praia Saco da Mãe Maria é um verdadeiro paraíso com a Mata Atlântica preservada ao fundo, e quando a maré está cheia a praia desaparece. Também é comum a presença de pescadores na região, que vão em busca de suas redes de espera ou que estejam pegando mariscos e ostras.

Praia Saco da Mãe Maria
Praia Saco da Mãe Maria

História
Contam também os mais antigos que o famoso “Corpo Seco” antes de hospedar-se na Barra da Lagoa, foi visto pelo Saco da Mãe Maria, assustando os visitantes. A praia também foi tendência de nudismo, quando este assunto era moda em todo país, mas os adeptos desistiram da ideia pois a lei municipal não permitiu.

As pedras são tantas, espalhadas pela Praia Saco da Mãe Maria, que formam diversos ambientes aconchegantes. Existe até uma delas bem próxima ao mar que foi atingida por um corisco (raio) partindo-se ao meio.

Praia Saco da Mãe Maria
Praia Saco da Mãe Maria – Ornamentada com muitas pedras

Importante:
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.

Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.

Praia Saco da Mãe Maria - Imagem de @caminhos.do.sup
Praia Saco da Mãe Maria – Imagem de @caminhos.do.sup

Também esteja alerta para a presença de cobras peçonhentas que são muito comuns na região da Mata Atlântica, as mais comuns são a jararaca (Bothrops jararaca), coral (Micrurus Corallinus), jararacuçú (Bothrops) e urutú-cruzeiro (Bothrops alternatus), e costumam ficar no meio da trilha e especialmente em lugares que bate sol.

Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um guia credenciado, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer melhor a história do local.

Lembre-se: da natureza nada se tira, além de fotos e nada se leva, além de boas lembranças!!!