Trilha Praia da Enseada – Praia do Godói

No canto esquerdo da Praia da Enseada se inicia a trilha que passa pela Prainha da Enseada, e finaliza na Praia do Godói com aproximadamente 2,6 Km e realizada em torno de 50 minutos. Muitos chamam esta trilha de “Trilha da Ponta da Espia”, apesar de nem passar pela Ponta da Espia, um local abandonado após a desativação do presídio da Ilha Anchieta.

O caminho se inicia por um calçamento de paralelepípedo, depois passando por terreno de algumas propriedades particulares antes de entrar em uma trilha mais fechada. Neste início de trilha, temos uma vista maravilhosa da Praia da Enseada e do Pico do Corcovado ao fundo. Chegamos na Prainha da Enseada rapidamente, cerca de 5 minutos de caminhada e estamos nesta pequena praia com muitas pedras que ornamentam sua orla. Esta praia é um lugar ideal para o mergulho livre, e ainda tem uma bica d´água doce.

Praia da Enseada e bela visão do Pico do Corcovado

Passando pela Prainha da Enseada, caminhando um pouco, chegamos a dois portões de madeira, bastando empurrar o da esquerda para seguir o caminho, que vai passar por mais algumas casas e logo iniciamos uma trilha por dentro da Mata Atlântica.

Após 30 minutos de caminhada (desde a Praia da Enseada), aproximadamente 1,7 km de percurso, temos uma bifurcação. Neste ponto, seguindo à direita, uma descida íngreme, com algumas cordas para auxiliar, e em cerca de 5 minutos, após uma mini escalada chegamos na Praia de Fora. Para seguirmos para a Praia do Godói, temos que pegar o caminho para a esquerda, e serão mais 25 minutos de caminhada até as areias desta praia.

Prainha da Enseada
Prainha da Enseada no caminho para a Praia do Godói

A partir da bifurcação da entrada para a Praia de Fora, seguindo à esquerda em direção à Praia do Godói, a trilha tem uma leve subida e em instantes, temos uma linda vista da Praia de Fora (entre as árvores da trilha), bem como da Ilha Anchieta. Esta trilha deveria chegar até a Praia das Toninhas, porém um condomínio foi construído no caminho impedindo a passagem.

Praia de Fora vista da trilha

Esta trilha no passado, ligava a região sul de Ubatuba ao centro da cidade, antes da construção da estrada Rio-Santos. No percurso original, um pouco antes do acesso à Praia de Fora, tínhamos um desvio na trilha que levava até a Ponta da Espia, ponto mais próximo do continente com a Ilha Anchieta (cerca de 500 metros), onde ficava uma guarita que controlava do continente, o movimento do presídio na ilha, porém com o tempo e desuso, a trilha foi encoberta pela mata..

Trilha da Ponta da Espia
Visual da Ilha Anchieta próximo a descida para a Praia do Godói

A trilha até a Praia do Godói, é realizada na maior parte do tempo, por dentro da Mata Atlântica, com vários pontos de exuberante visualização da Ilha Anchieta, Ilha das Cabras, Praia de Fora e uma linda aproximação da Praia do Godói. A trilha é de dificuldade fácil a moderada, com muitos aclives e declives, com alguns pontos de atenção devido a erosão do solo, árvores caídas e estreitamento em alguns trechos.

Trilha da Ponta da Espia - Ubatuba
Praia do Godói no final da trilha

Próximo a descida para a Praia do Godói, temos a abertura da trilha, sem a proteção das enormes árvores, e a visão se amplia, permitindo apreciar a Ilha Anchieta com suas duas enormes montanhas (pontas) e ao seu lado a Ilha das Cabras. Em seguida avistamos a Praia do Godói, lá embaixo, e percorrendo mais 5 minutos, chegamos as areias da mesma (cerca de 900 metros após a bifurcação e mais 20 minutos de caminhada).

Praia do Godói

E vai uma dica: recomendamos que sempre contrate um guia credenciado para realizar trilhas em Ubatuba, além se ser mais seguro é uma oportunidade para conhecer mais sobre nossa cidade.

Praia do Godói – Trilha da Ponta da Espia

Para os mais aventureiros, um pouco antes de chegar na Praia do Godói é possível descer até a Praia do Xandra e a Praia de Itapecirica, um novo desvio na trilha, uma descida um pouco íngreme que exige atenção. Estas duas praias são desconhecidas dos turistas, que não se atrevem a fazer a trilha e passar momentos em uma praia sem qualquer infraestrutura, isso é muito bom para a natureza, visto que as praias estão preservadíssimas.

Praia do Godói – Praia de Itapecirica – Praia do Xandra (ou do Tapiá) – Imagem do Google Maps

Importante:
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.

Praia do Godói - Xandra e Itapecerica
Praia do Godói, Praia de Itapecerica e Praia do Xandra – Imagem de @caminhos.do.sup

Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.

Também esteja alerta para abelhas, porcos do mato e a presença de cobras peçonhentas que são muito comuns em Ubatuba e na região da Mata Atlântica, tais como a jararaca (Bothrops jararaca), coral (Micrurus Corallinus), jararacuçú (Bothrops) e urutú-cruzeiro (Bothrops alternatus), que costumam ficar no meio da trilha, especialmente em lugares que bate sol.

Praia de Itapecerica e Praia do Godói

Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um guia credenciado, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer melhor a história do local.

Lembre-se: da natureza nada se tira, além de fotos e nada se leva, além de boas lembranças!!!