Cuidado com a Caravela Portuguesa

Cuidado com a Caravela Portuguesa

Esta é mais uma informação de Utilidade Pública, A caravela portuguesa se parece com as águas vivas, são belas e atraentes, mas atenção, oferecem grande risco, pois podem causar queimaduras de até 3° grau.

Caravela Portuguesa
Caravela Portuguesa

Elas não atacam os banhistas, contudo, o contato com ela mesmo depois de morta, provoca lesões na pele e no sistema nervoso. A picada é bem dolorida e causa desde coceiras, vermelhidão até queimaduras graves de terceiro grau. Os casos são mais raros, porém, uma única picada pode ser fatal. Nas praias onde estão sendo avistadas, as caravelas portuguesas já fizeram dezenas de vítimas. Seja na água, onde o contato pode ser mais grave, ou na areia, quando são levadas pelas ondas e encalham na praia. A maioria das vítimas apresentam queimaduras leves, náuseas, vômitos, câimbras e tonturas. Esses são os sintomas mais comuns, porém alterações respiratórias também podem ocorrer.

Caravela Portuguesa – Imagem de @bombeirosubatuba

A caravela pertence ao mesmo grupo que as águas-vivas, mas possuem uma bolsa púrpura ou avermelhada que flutua por cima da linha da água. Ela não se move, apenas flutua na superfície das águas, empurrada pelo vento, com tentáculos que podem atingir 50 metros e é muito temida por seu poder urticante.

O vídeo A seguir não foi registrado em Ubatuba mas o alerta serve pra nossa cidade, onde tem ocorrido muitos casos. #Repost @aconteceu_em_bertioga Foi registrado na Praia de Itaguaré. @rafa.mesquita

Cuidados a serem tomados caso ocorra o contato com a Caravela Portuguesa:
-Não lave o local com água doce, pois esta ajuda a liberar as toxinas e tende a piorar o local do ferimento.
-Procure sempre estar próximo a um guarda-vidas caso necessite de apoio.
-Se sentir dor, queimação ou ardência, saia imediatamente da água, pois pode ter entrado em contato físico com uma das espécies sem perceber.
-Não toque em nenhuma das espécies mesmo na areia, ou com algum tentáculo separado, solto, pois pode “queimar” da mesma forma.
-Se for fisgado, remover com areia os tentáculos presos à pele, lavar o local atingido com a própria água do mar, álcool ou vinagre.
-Evite tocar com as mãos a área afetada.
-Qualquer sintoma de reação alérgica (dificuldade respiratória, urticária, chiado no peito) requer atenção médica.