Bouldering

O Bouldering é uma modalidade de escalada em rocha, praticada sem o uso de equipamentos de segurança como cordas e mosquetões.

Bouder - Imagem de Laryssa Teles

O Bouldering consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura não superior a 6 metros, onde os movimentos para finalizar o Boulder são geralmente de extrema dificuldade técnica e exigem força.

Pontão da Fortaleza - Ubatuba

Outra particularidade é que as vias feitas nesses blocos de pedras são chamados de “problemas” ou “problemas de boulder”, diferente da escalada tradicional ou esportiva onde temos “vias“.

Para a prática é necessário sapatilhas, carbonato de magnésio (para as mãos) Crash Pad e um segurança de corpo (spot).

Bouder - Imagem de Rafael Anic

O segurança de corpo é uma pessoa cujo o papel é fazer com que o escalador caia em pé em cima do crash pad, isso é importante pois muitas vezes o escalador pode cair de mau jeito e mesmo em cima de um crash pad ele pode se machucar.Pontão da Fortalea
O paraíso do Bouldering em Ubatuba é o Pontão da Fortaleza, que recebe o Ubatuboulder, uma tradicional competição da modalidade reunindo centenas de montanhistas. O Pontão da Fortaleza está localizado próximo a Praia da Fortaleza, que fica refugiada na região sul de Ubatuba.

Pontão da Fortaleza

O acesso é pelo Km 67 da rodovia Rio-Santos (BR 101), percorrendo 8 quilômetros por uma estrada asfaltada, estreita com muitas curvas, subidas e descidas, com vista maravilhosa para a Baía da Fortaleza, passando pelas Praia Dura, Vermelha do Sul, do Costa e Brava da Fortaleza.

Pontão da Fortaleza - Ubatuba

Chegando na Praia da Fortaleza caminhe até o canto direito, onde com a maré baixa, chegamos a Prainha da Fortaleza, onde se inicia uma trilha que leva até a Praia do Cedro do Sul.

Após cerca de 10 minutos, teremos uma bifurcação, e devemos seguir para a esquerda, para atingir o Pontão da Fortaleza.