Prainha de Fora | Ilha Anchieta

A Prainha de Fora da Ilha Anchieta, também chamada de Praia de Dentro, tem seu acesso usual de barco visto que não temos trilha aberta pela mata para chegar até ela.

Prainha de Fora - Ilha Anchieta

Ela fica bem ao lado da Praia do Leste, e é uma praia com pequena extensão de areia amarelada, com muitas pedras em seu entorno, algumas pedras enormes e submersas em suas águas o que também dificulta a aproximação de embarcações. O local é praticamente desconhecido, pouquíssimo explorado. Alguns nadadores e mergulhadores chegam até a Prainha de Fora, vindo da Praia do Leste.

Prainha de Fora - Ilha Anchieta

Estudos científicos realizados nesta praia, encontraram um antigo artefato lítico, bifacial, bem trabalhado. Os artefatos feitos de pedra, também chamados de líticos, são ferramentas usadas para as mais variadas tarefas e que, por isso, podem nos informar muito sobre a caça, a pesca, a agricultura e a tecnologia, para transformar materiais brutos em bens manufaturados, para construir habitações ou para remodelar os terrenos onde eram instaladas as aldeias.

Prainha de Fora - Ilha Anchieta
Prainha de Fora – Ilha Anchieta | Imagem do Google Maps

Este achado em uma praia de tão difícil acesso, estimula nossa imaginação, e desperta o grande potencial histórico-cultural da Ilha Anchieta. Por isso, é necessário que novas pesquisas arqueológicas sejam realizadas nesses locais, com o objetivo de evidenciar possíveis sítios utilizados para o assentamento humano e sua relação com o meio em que viviam.

Fonte de Informações: OLAM – Ciência & Tecnologia, Rio Claro, SP, Brasil – eISSN: 1982-7784
Imagens de: @brunoamirimagens