A Corrente de Retorno – O Perigo das Praias

Esta é uma informação de Utilidade Pública que pode salvar vidas e merece ser compartilhada 👇🏻👇🏻👇🏻
O verão está chegando, milhares de pessoas seguem em direção às praias e apesar das várias placas de “Perigo” fincada nas areias das praias e a ação preventiva dos guarda vidas, acidentes ainda acontecem e alguns são fatais.

Praia do Tenório – Aviso sobre a Corrente de Retorno 

A corrente de retorno é o refluxo do volume de água que retorna da costa de volta para o mar, em virtude da força gravitacional. Também é conhecida simplesmente de vala, devido ao canal rompendo o banco de areia criado pelo escoamento da água, e se intensifica na maré baixa.

Vejam esta breve filmagem da Praia Grande do Bonete localizada na Trilha das 7 Praias, região sul de Ubatuba e os pontos de formação das “valas:

Como identificar a Corrente de Retorno
– A água no ponto tem tonalidade mais escura, devido à maior profundidade, sendo atrativa para banhistas desavisados;
– A água é mais fria após a linha de arrebentação, significando o retorno de águas mais profundas;
– As ondas quebram com menor frequência ou nem chegam a quebrar, devido ao retorno das águas e à maior profundidade.
– Local onde ocorre a junção de duas ondas provindas de sentidos opostos;
– Geralmente é por onde o surfista experiente entra no mar;

Como Escapar da Corrente de Retorno
Se cair em uma vala, não entre em pânico, nade diagonalmente no sentido da corrente até conseguir escapar. Um banhista cansado ou com habilidade limitada deve flutuar para dentro do mar, até a cabeça da vala e nadar paralelo a areia. Mesmo os melhores nadadores não devem nadar contra as correntes de retorno.

As Praias de Ubatuba que apresentam este fenômeno são normalmente as “Praias de Tombo”: Praia do Simão, Praia da Sununga, Toninhas, Praia Grande, Tenório, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix, Prumirim, Puruba, Brava da Almada e Brava do Camburi.

Tenham precauções em especial com as crianças e sempre respeitem as placas de segurança que são instaladas nas praias que têm este fenômeno. Curta a praia mas se divirta com segurança!

Fonte de Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_de_retorno