Ladeiras Trail – Etapa Ubatuba

Neste post, falamos um pouco da Ladeiras Trail, uma prova de superação. Ubatuba recebeu pela primeira vez, em 04/03/18, uma etapa do circuito de corridas Ladeiras da Penha. A cidade que já era a queridinha das corridas de aventura, atraiu um grande público e muitos atletas, demonstrando que as corridas de aventura têm se repetido e ganhando cada vez mais adeptos.

A largada da Ladeiras Trail Ubatuba
A largada da Ladeiras Trail etapa Ubatuba

A PROVA DE 2023
Quer viver uma experiência incrível em Ubatuba?
Testar seus limites em uma prova emocionante em contato intenso com a natureza?
Você precisa conhecer a corrida de aventura Ladeiras Trail, organizada pela equipe do @ladeirasdapenha.

A etapa Ladeiras Trail na cidade de Ubatuba em 2023 teve 4 alternativas de percurso: 7Km, 14Km, 21Km e 35Km. Todas enfrentam desafios naturais, passam por trilhas estreitas (“single track”), atravessam rios, mangue, areia de praia e temos muitas ladeiras, subidas e descidas de morros que exigem dos atletas muito esforço. Importante mencionar que esta corrida entrega desafio, mas providencia segurança aos corredores, com vários staffs orientando os caminhos, sinalização nas trilhas e bombeiros devidamente posicionados. As largadas acontecem em forma de “ondas”: primeiro os atletas do 35Km, depois 21Km e 14Km em seguida o pessoal de 7Km.

O vídeo a seguir, mostra um resumo do percurso 7Km, que aferido corretamente é um pouco maior, cerca de 7,85Km.

Descrição da prova de 7Km
A largada aconteceu debaixo de muita chuva na praia do Perequê Açú, em frente ao antigo terminal turístico de ônibus. Os atletas seguiram um trecho de rua de bloquetes e depois pela areia da praia, chegando a marca do primeiro Km um pouco antes de cruzar o rio Indaiá. A travessia deste rio normalmente é tranquila, porém no dia desta prova (15/04/23), a maré estava alta e a água chegou acima da cintura para a maioria dos corredores. Após cruzar o rio, seguimos pela Praia da Barra Seca, trecho em areia e depois a maior parte por mangue, dentro da água (pela cintura), desviando de troncos de árvores submersos.

Ladeiras Trail etapa Ubatuba

O Km 2 é atingido ainda nesta praia um pouco antes de entrar na trilha que leva até a rodovia Rio-Santos. Antes de chegar ao final desta trilha, viramos a direita, em outra trilha, desta vez, uma subida desafiadora pelo Morro do Alegre.  O local estava escorregadio e exigiu demais do preparo físico dos competidores. Alguns pontos somente com o auxílio de corda, permitia continuar a subida. No alto morro temos a marca do Km 3, passamos pela “Pedra da Alice” onde temos um lindo visual das Praias do Perequê Açú e Barra Seca. Durante o processo de descida, temos outro visual deslumbrante da Praia Vermelha do Norte, da rodovia e da enorme lagoa ao lado da Rio-Santos.

Ladeiras Trail  - Percurso da prova de 7Km
Ladeiras Trail – Percurso da prova de 7Km

A trilha estava muito escorregadia e em pelo menos dois pontos, a única forma de fazer a descida com segurança foi sentado e escorregando (“skibunda”). Além de obstáculos naturais na trilha, como troncos de árvores caídas, cipós, pedras, o entorno tinha muitos arbustos e árvores com espinhos o que causou alguns “acidentes” aos atletas. No final da descida chegamos a Praia Vermelha do Norte e imediatamente iniciamos nova trilha, desta vez plana até a rodovia. Em seguida, um breve percurso pelo acostamento e entramos à esquerda, voltando ao final daquela primeira trilha, desta vez em direção a Praia da Barra Seca.

Trecho da prova Ladeiras Trail de Ubatuba

Passamos por aquele ponto, onde subimos o Morro do Alegre e ao final da trilha, chegamos novamente a Barra Seva atingimos o Km4. Voltamos ao trecho por dentro do mangue, com água pela cintura, alguns buracos e vários troncos submersos. Alcançamos um trecho de areia e antes de chegar ao rio Indaiá, saímos da praia, iniciando um trecho de rua pelo bairro, com piso de bloquetes de concreto. Logo no início desta rua, estamos na marca de 5Km. Ao chegar mais uma vez a rodovia, corremos pelo acostamento, passamos pela marca do Km 6 e antes de chegar ao trevo de entrada do Perequê Açú, viramos a esquerda em nova trilha, desta vez curta, para retornar as ruas de bloquete pelo bairro do Perequê Açú.

Medalha do Ladeiras Trail 2023 Ubatuba

Passamos pelo Km 7, no sentido da chegada, que é o mesmo ponto da largada.
Ao chegar a praia, viramos à direita e mais 500 metros cruzamos o pórtico de chegada.
Pronto! 7,85Km realizados com muita alegria em uma prova muito bem organizada!

Mas atenção!
Nunca entre em uma corrida dessa sem estar devidamente preparado, fisicamente, mentalmente e com os trajes apropriados, incluindo tênis para trilha, luvas, suporte para água…..Tomado os devidos cuidados é só curtir a aventura e se preparar para a próxima prova.

A PROVA DE 2018 (Pioneira)
A largada da pioneira prova, aconteceu às 8 horas da manhã, na Praia do Perequê-Açú, em frente ao Terminal Turístico. Foram realizadas largadas diferenciadas de acordo com cada percurso, sendo às 8hs as categorias 32 Km e 21 Km; 8:10hs participantes dos 14 Km e 8:15hs os de 5 Km.

Pórtico de largada da prova Ladeiras Trail em Ubatuba

A corrida é uma iniciativa de caráter esportivo e social, aberta para participação de atletas profissionais, amadores e iniciantes na modalidade, tem o objetivo de proporcionar aos participantes o contato direto com a natureza passando por estradas de terra e trilhas batidas e isso sem dúvidas é cumprido.

O vídeo da prova é um pequeno resumo do trecho de 5 Km, que apesar da menor distância oferecida pela organização da prova, teve a subida mais íngreme de todo o percurso, um trajeto que começou “suave” percorrendo a Praia do Perequê Açu sentido à Praia do Matarazzo e exatamente na marca de 2 Km é que se iniciou uma subida muito forte, com vários pontos de cordas, um trecho de “single-track” que exigiu dos atletas muita força para vencer a íngreme montanha, além da enorme quantidade de lama que tinha pela estreita trilha.

A premiação ocorreu no mesmo local da concentração dos atletas e largada da prova

A descida foi mais “técnica” ainda, pois mesmo com tênis apropriado para montanhas, meia de compressão, perneira, tornozeleira e luvas, os atletas tiveram que ter seus momentos de superação, minimizando as quedas. Sem dúvida um trecho “cascudo” como é o padrão da organização do “Ladeiras da Penha”, mas que valeu a pena cada metro percorrido.

Kit atleta da primeira corrida Ladeiras Trail de Ubatuba

Parabéns ao Junior, idealizador da prova e seu “staff” que fizeram desta prova um marco positivo deste tipo de prova para a cidade de Ubatuba.

Medalha de participação da primeira Corrida Ladeiras Trail em Ubatuba

Obs.: A organização Ladeiras Eventos, desde seus primeiros eventos ainda em forma de “treinões”, fez questão de criar campanhas de doações de alimentos, roupas e brinquedos para instituições de assistência a população mais carente. Campanhas sempre com cunho social sendo 100% de toda arrecadação revertida a instituições parceiras.

Saiba mais sobre as corridas de ladeiras, acesse https://www.ladeiras.com.br/