FundArt

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba promove e incentiva o acesso à cultura no município valorizando as mais diversas manifestações culturais, sempre implementando políticas públicas que visam a preservação do patrimônio cultural, no estímulo da produção artística, democratizando o acesso aos bens culturais para toda a população de Ubatuba.

Está localizada na mesma praça do Museu de Ubatuba, no prédio do antigo Fórum da cidade (*), que também abrigou no passado o antigo Teatro de Ubatuba.

Sede da FundArt – Antigo Fórum

(*) O sobrado do antigo Fórum de Ubatuba foi construído na Praça Nóbrega entre 1958 e 1960. Os antigos contam que o Fórum passou por uma grande sabotagem, uma verdadeira queima de arquivo, literalmente. O prédio sofreu um incêndio que queimou todos seus documentos, pois antes ali também funcionava o cartório de notas e imóveis e registro civil. Assim, os grileiros não tinham como provar suas posses nas terras, que logo foram apossados por outros, “possíveis interessados” (isto é o que dizem as más línguas).
Fonte: https://turismo.ubatuba.sp.gov.br/pontosturisticos/antigoforum/

Memorial Ciccillo Matarazzo

A FundArt é pioneira no Litoral Norte, com mais de 30 anos de atuação no campo da cultura. Tem por finalidade planejar e executar a política cultural do Município de Ubatuba por meio da execução de programas, projetos e atividades que visem ao desenvolvimento cultural.

Museu Histórico “Washington de Oliveira”

A FundArt, por meio de suas atividades culturais, realiza uma programação variada que abrange as diversas áreas e linguagens artístico-culturais. São exposições, apresentações artísticas, concursos, exibições, lançamentos, consultas a acervos, além de atividades formativas, como palestras, seminários, cursos e oficinas.

Ruínas da Lagoinha – Fazenda Bom Retiro

Criada pela Lei Municipal nº 893 de 25 de novembro de 1987, a FundArt, fundação pública de personalidade jurídica privada, é administrada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo. Sob sua responsabilidade estão a administração e manutenção do Sobradão do Porto, das Ruínas da Lagoinha, do Museu Histórico “Washington de Oliveira”, da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”, do Memorial Ciccillo Matarazzo e do Antigo Fórum – atual sede da Fundação.

Sobradão do Porto – Foto de @brunoamirimagens

Objetivos da FundArt
– Formular a Política Cultural;
– Coordenação e Execução de Programas Culturais;
– Promover a Participação da Comunidade;
– Estimular a Criação de Grupos Artísticos;
– Defender o Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural;
– Auxiliar Instituições Culturais;
– Preservar a Memória de Ubatuba;
– Publicar Material de Interesse Cultural;
– Regime Interno e Estatuto;
– Emissão de Pareceres;
– Promoção de Intercâmbio com Instituições Culturais;
– Desenvolvimento Artístico e Cultural;
– Integração Social da População;
– Cumprimento de Programas Oficiais;
– Gestão das Dependências Culturais.

Confira a agenda de eventos da cidade: https://fundart.com.br/agenda/

site: https://fundart.com.br/
Telefone: 12 3833-7000 | 3833-7001
Horário de Atendimento: 8h às 18h
Endereço: Praça Nóbrega, 54, Centro
e-mail: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/fundartubatuba/