Trilha Praia da Lagoa – Praia do Simão

Localizada na região sul de Ubatuba, dentro da desafiadora Trilha das 10 Praias Desertas, a trilha entre a Praia da Lagoa e a Praia do Simão é inteiramente realizada por dentro da Mata Atlântica. Um percurso com cerca de 2.800 metros contado a partir da placa de sinalização que indica o caminho para a Praia do Simão, que está posicionada na entrada (porteira) de um propriedade particular.

Trilha Praia da Lagoa - Simão

É possível chegar de carro até este ponto de início da trilha, porém é extremamente recomendado um veículo com tração 4×4. A alternativa em caso de vir de carro é deixar o mesmo estacionado na Praia da Ponta Aguda, e com isso ir caminhando pela estrada até o início da trilha, cerca de 1.500 metros.

Logo no início da trilha temos a travessia de um pequeno córrego, aliás são vários córregos no percurso, e em grande parte do trajeto, caminhamos por dentro da floresta, entre árvores centenárias ao som de muitos pássaros, inclusive a presença do Tangará Dançador, ave símbolo de Ubatuba e que inspirou as cores de nossa bandeira.

Trilha Praia da Lagoa - Simão

A caminhada tem muitas subidas, alguns pontos de trilha muito estreita (“single track”) e lugares que se faz necessário o uso de cordas para subir e descer. Deve´se prestar muita atenção para não tropeçar nas raízes que se encontram expostas no meio da trilha, e também é comum árvores caídas no meio do caminho, fazendo com que tenhamos que decidir entre passar por baixo ou por cima delas.

Trilha Praia da Lagoa - Simão

A atenção deve ser total com relação à presença de cobras peçonhentas, principalmente em lugares com “mancha de sol”, além claro de observar com cuidado quando passar por baixo de arbustos, árvores e folhagens pois as cobras também podem estar nas alturas.

Trilha Praia da Lagoa - Simão
Chegada a Praia do Simão

Mantendo uma passada tranquila, em cerca de 50 minutos estamos alcançando as areias da maravilhosa e praticamente intocável Praia do Simão. Vale a pena mencionar, que esta é uma trilha de nível médio e recomendada ser realizada com a presença de um guia credenciado, veja as recomendações a seguir.

Importante:
Para realizar trilhas, siga algumas regras básicas: Preserve a natureza, não jogue lixo na trilha, não maltrate os animais, não entre em propriedades particulares, recolha seu lixo e dê o destino certo para ele, deixe apenas pegadas, evite fazer barulho, desfrute dos sons da natureza, cuidado para não causar incêndios na floresta, planeje bem sua caminhada e informe a alguém sobre seu passeio, proteja-se do sol, mosquitos, borrachudos e mantenha-se sempre na trilha.

Trilha Praia da Lagoa - Simão
Em alguns trechos da trilha temos o auxílio de cordas

Se a caminhada for extensa é indispensável alguns acessórios como um calçado confortável, calça comprida leve e macia, camiseta de manga comprida por conta do capim navalha, boné, mochila impermeável com repelente, protetor solar, máquina fotográfica, muda de roupa seca, capa de chuva, agasalho, apito, toalha, lanterna, além do lanche, água e barrinha de cereal por exemplo. Preste atenção as passadas, e desníveis causados por erosões, devido às chuvas, e a utilização de um “cajado” ajuda bastante a diminuir os impactos.

Também esteja alerta para abelhas, porcos do mato e a presença de cobras peçonhentas que são muito comuns em Ubatuba e na região da Mata Atlântica, tais como a jararaca (Bothrops jararaca), coral (Micrurus Corallinus), jararacuçú (Bothrops) e urutú-cruzeiro (Bothrops alternatus), que costumam ficar no meio da trilha, especialmente em lugares que bate sol.

Sempre recomendamos fazer trilhas acompanhado de um Guia Credenciado, pois além de garantir mais segurança, também aproveitamos para conhecer melhor a história do local.

Lembre-se: da natureza nada se tira, além de fotos e nada se leva, além de boas lembranças!!!