Ilha das Palmas

A Ilha das Palmas faz parte do arquipélago da Ilha Anchieta, possui uma área de 15,5 hectares e está a 5,75 Km de distância do continente. Sua cobertura vegetal é a típica da Mata Atlântica, com predomínio de samambaias.

Ilha das Palmas Ubatuba – Imagem do Google Maps

A vida marinha é muito rica, e nas águas ao redor da ilha são encontrados badejos, budiões, raias, tartarugas e garoupas. A profundidade máxima da água é de 30 metros, e a visibilidade fica entre 5 e 15 metros. Durante o inverno, as correntes de água vindas das Ilhas Malvinas, às vezes proporcionam aos mergulhadores o privilégio de estar em contato com pinguins e leões-marinhos. A Ilha das Palmas é protegida pelo polígono de pesca, ou seja, é proibido qualquer tipo de pesca predatória em suas imediações.

Ilha das Palmas – Imagem do Google Maps

Ela é protegida pelo decreto federal nº 94.656 de 20 de julho de 1987, onde é determinada a pena de um a dois anos para quem se atrever a violá-la. A ilha que não tem praia se tornou um recanto dos mergulhadores, mas devido as fortes correntes de água e frequentes, é mais indicada para mergulhadores experientes. Dentre os pontos de mergulho mais procurados, ao redor da ilha, está o Paredão, onde, em meio a formação rochosa, encontram-se pequenas cavernas. Em algumas delas é possível adentrar. A Toca das Caranhas, é ideal para fazer mergulho profundo ou multinível.

O vídeo a seguir de Ricardo Stern está muito legal: Um mergulho no entorno na Ilha de Palmas. Equipamento utilizado GoPro HD e Scooter Seadoo:

Outros Pontos de Mergulho da Ilha das Palmas:
Ossada da Baleia
GPS: 23o 32’ 41.19” S / 45o 01’ 39.67” W.
Profundidade: 9 a 16 metros.
Além de boa quantidade de peixes pequenos, é comum também a presença de peixes de passagem como olho de boi, atuns, cavala entre outros, além de tartarugas, raias e grandes garoupas no fundo.

Praia das Palmas

Refúgio dos Meros
GPS: 23o 32’ 46.57” S / 45o 01’ 51.46” W.
Profundidade: 9 a 14 metros.
Presença constante de Caranhas, sendo também comuns os baiacús, sargos, cirurgiões, borboletas e sargentinhos em grande quantidade. Na areia do fundo, são comuns as estrelas e bolachas do mar.
E como diz o nome, é um local com possibilidades de encontrar os grandes meros.

Fonte de Informações:
https://www.ubatubavirtual.com.br/ilhapalmas.htm