Teiú na Ilha das Couves

Andar pelas praias e trilhas de Ubatuba propicia alguns encontros interessantes com a fauna de nossa Mata Atlântica, como foi o caso do nosso amigo Fábio @jrfabiosilva com este lagarto, chamado de Teiú em plena praia na Ilha das Couves.

Leia mais sobre nossa cidade, acesse: www.curiosidadesdeubatuba.com.br ou baixe o aplicativo “Curiosidades de Ubatuba” disponível para Android e IOS. Lembre-se: Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Cuidar do planeta é cuidar de nós!

Sobre o Teiú
O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiú, teju açu, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru. Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento) e abrange sete espécies em dois gêneros, todas nativas da América do Sul. Tupinambis é uma referência aos tupinambás, grupo indígena Brasileiro.

São heliófilos e de hábitos diurnos, predadores oportunistas e generalistas, podendo consumir vegetais, artrópodes, outros vertebrados e carniça. Todas as espécies do gênero possuem parte da distribuição no território brasileiro.

Atinge até 2 metros de comprimento, possui cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. Língua cor-de-rosa, comprida e bífida. Cauda longa e arredondada. Coloração geral negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais.

Podem ser animais agressivos, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para se evitarem mordidas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tei%C3%BA