Detectorismo em Ubatuba

Esta é uma dica legal para quem curte desvendar alguns mistérios do passado de Ubatuba, seja por detectorismo (*) ou pesca magnética.

Detectorismo Expedicionario

Fábio Prado é um militar, que ocupa o posto de Coronel. Durante seus 5 anos de Academia Militar, descobriu sua paixão por matas, sobrevivência na selva, aventuras e expedições. Conheceu o Detectorismo há alguns anos e percebeu que esta é uma atividade que vem de encontro a tudo que já gostava de fazer.

Ele percorre as trilhas de Ubatuba, muitas vezes subindo riachos e rios pela água, com o intuito de visitar ruínas de Ubatuba, em busca de metais que nos ajudem a entender um pouco mais de nossa história.

Seus achados vão de ferraduras de cavalos (da época dos tropeiros), moedas (algumas bem antigas), brincos, anéis, chaves, cravos de ferradura, pregos antigos forjados a mão, ferramentas como picareta, foice e enxadas que inclusive faz a restauração e mostra o processo em seus vídeos.

Algumas vezes pernoita na mata, dormindo em rede (com mosqueteiro acoplado), dando dicas de sobrevivência incluindo o preparo de sua alimentação.
Ilustrando os vídeos temos paisagens incríveis, às vezes animais silvestres e também praias desertas. Por vezes, sobrevoa o local com um drone para mostrar sua posição em meio a Mata Atlântica. Às vezes, ele deixa uma “armadilha fotográfica” (Camera Trap) com o intuito de registrar a presença de animais silvestres.

Detectorismo Expedicionario

Se você também curte estas aventuras, vale a pena seguir @detectorismo_expedicionario se inscrever no canal do YouTube e se juntar as expedições, certamente vai enriquecer seu conhecimento deste paraíso chamado Ubatuba.

(*) O detectorismo é o hobby de encontrar metais, joias, moedas e tesouros enterrados usando um equipamento chamado detector de metal.
“Fortis Fortuna Adiuvat”

Contatos
https://www.instagram.com/detectorismo_expedicionario/
https://www.youtube.com/detectorismoexpedicionario

Lembre-se: Preserve a natureza local, seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.