História – O Restaurante e Pizzaria Alfredo

O Restaurante Alfredo (antigo Senzala), está presente em Ubatuba desde 1971. Completou 50 anos, sendo o restaurante mais antigo de Ubatuba em atividade. Localizado na Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1030, na orla da Praia do Itaguá, sua gastronomia é voltada para um serviço bistrô e pizza artesanal. Um local para se comer bem!

Restaurante Alfredo - antigo Senzala

História
O restaurante foi idealizado pelo Sr. Alfredo Luiz Cunha Corrêa, ex-funcionário do Banco Mercantil, que vislumbrou a criação de um comércio, na cidade de Ubatuba, localizada entre as duas principais capitais do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. Ele dizia: “Neste local não tem como dar errado”. Foi um visionário!

Restaurante Alfredo - antigo Senzala

O Sr. Alfredo já visitava a cidade, como veranista e com alguns negócios em andamento, quando tomou a decisão de se mudar definitivamente para Ubatuba.
Foi um momento delicado, pois sua esposa, estava grávida de 9 meses. Chegaram, mal tiveram tempo de se estabelecer, e nascia na Santa Casa, Alfredinho o primogênito.

Em Ubatuba, Sr. Alfredo, diversificava negócios, foi pioneiro no transporte público, com um “bondinho”, que fazia o percurso do Perequê-Açú até o Tenório.
Também estabeleceu a primeira lotérica da cidade, e para validar os jogos, tinha que subir a Serra do Mar, uma vez por semana, para registrar as apostas.

E subir para o planalto naquela época, pela rodovia Oswaldo Cruz, única disponível a partir de Ubatuba, visto que a rodovia Rio-Santos estava em construção, não era nada fácil. Para ter uma ideia, o ônibus que saía de Ubatuba, fazia baldeação no meio da serra, os passageiros desciam, e passavam para outro ônibus que continuava a subida. A viagem era muito longa até Taubaté.

Restaurante Alfredo - Senzala

Era tão difícil vir para Ubatuba que o Sr. Alfredo costumava dizer: “O pobre viaja para o nordeste, o rico para o exterior e o milionário para Ubatuba.” O restaurante nasceu na avenida Iperoig, na orla da Praia do Cruzeiro, próximo ao centro da cidade, com o nome “Senzala”, a sugestão do nome foi por conta do espaço do lugar, um casarão, lembrava uma casa grande e, portanto, associado a senzalas.

Durante a gestão e crescimento do negócio, o Sr. Alfredo contou com a importante ajuda de algumas pessoas, entre elas o Sr. Mario Leoncio do Livramento, que era seu “braço direito” e do Sr. Rodney Morbin, que foi sócio no início do restaurante.

Restaurante Alfredo - Senzala

Em 1996, o restaurante, mudou-se para o endereço atual. Na mudança, passou-se a chamar “Senzalinha”. Com a morte do Sr. Alfredo, no final de 2020, o nome do restaurante mudou para Restaurante Alfredo, uma justa homenagem ao seu ilustre fundador.

Restaurante Alfredo fachada
Restaurante Alfredo fachada

Hoje a condução do restaurante, é feita por “Alfredinho” que acompanhou seu pai desde os 14 anos de idade, herdando o mesmo talento investidor.

Quadros feitos pelo artesão Da Motta - Restaurante Senzala
Quadros feitos pelo artesão Da Motta – Restaurante Senzala

Um dos personagens de nossa cidade, o artesão e pintor Da Motta, também fez sua homenagem ao restaurante com duas belas pinturas.