Granfondo do Brasil de Ciclismo em Ubatuba

Granfondo do Brasil de Ciclismo em Ubatuba

No dia 22 de maio de 2016, uma das mais importantes do calendário paulista de ciclismo, retornou à cidade de Ubatuba, no Litoral Norte paulista, mais uma vez com o objetivo de promover a confraternização entre atletas federados e aficionados, proporcionando a participação de ciclistas de diferentes níveis. O Granfondo do Brasil de Ciclismo – 10ª edição – Ubatuba, reúne ciclistas de 22 categorias, numa grande festa do esporte.

Granfondo Brasil em Ubatuba
Granfondo do Brasil de ciclismo em Ubatuba

O percurso, de 97 km, foi um dos destaques do evento, organizado pela Federação Paulista de Ciclismo com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. Técnico e com um cenário de grande beleza, ele atraiu competidores de todo o país que buscavam um desafio em meio à natureza. Os participantes tiveram a oportunidade de pedalar, e conhecer uma região totalmente preservada do litoral norte do Estado de São Paulo, margeando a Serra e pedalando ao nível do mar, onde normalmente a temperatura é elevada, por isso, foi recomendado aos ciclistas se preocuparem com a alimentação e hidratação durante toda a competição.

Completando uma década, o Granfondo do Brasil de Ciclismo possui um percurso bastante conhecido dos atletas. A largada foi na avenida da Praia do Iperoig, no centro da cidade, em direção a BR 101, já com algumas subidas e descidas até a divisa do estado com o Rio de Janeiro, que selecionou os mais preparados. No retorno, foram mais três longas subidas até a chegada mais uma vez no centro de Ubatuba.

Granfondo do Brasil - Imagem extraída do site da prefeitura de Ubatuba
Granfondo do Brasil – Imagem extraída do site da prefeitura de Ubatuba

Ainda na parte técnica, a edição deste ano teve a previsão de ser mais rápida. “O evento está mais rápido, pois não chegará, como no ano passado, até Paraty. Além disso, como o trecho já é conhecido, os ciclistas não deverão ter muitas dificuldades para cumprir a prova e festejar com todos os demais em Ubatuba”, destacou Paulo Márcio Ferreira, o Melão, comissário da Federação Paulista de Ciclismo. Também foi aconselhado o uso de uma relação leve (coroa/pinhão) nas subidas, para ter menor desgaste físico, deixando o esforço maior para o final. Os atletas tiveram que se manter sempre do lado direito da pista, pois o trânsito esteve parcialmente bloqueado em toda a extensão do percurso.

Pelotão no Granfondo em Ubatuba Foto Caio StortiFPCiclismo
Pelotão no Granfondo em Ubatuba Foto: Caio Storti/FPCiclismo

Além da competição, que reuniu famílias, os participantes aproveitaram toda a beleza e atrações de Ubatuba, um dos principais pontos turísticos do litoral brasileiro, em especial de São Paulo. Ou seja, uma grande opção de final de semana, mesclando esporte e turismo, um grande evento que contou com uma infraestrutura à altura. Estiveram à disposição dos atletas ambulâncias UTI, com médicos, paramédicos e enfermeiros nas áreas de concentração de largada/chegada e circulando pelo percurso. A organização ainda disponibilizou postos de apoio no percurso de competição, com água e frutas.

Granfondo de Ubatuba - Imagem extraída do site Bike Magazine
Granfondo de Ubatuba – Imagem extraída do site Bike Magazine

Este é um acontecimento de sucesso em todo o mundo, e no Brasil não tem sido diferente, reunindo cada vez mais participantes. Isso graças ao seu espírito de confraternização e há ainda o caráter técnico, já que a prova apresenta um bom desafio para os ciclistas de todas as idades.

Fonte das informações: Gran Fondo Brasil