Granfondo do Brasil de Ciclismo – 10ª edição em Ubatuba

No dia 22 de maio de 2016, uma das mais importantes do calendário paulista de ciclismo, retornou à cidade de Ubatuba, no Litoral Norte paulista, mais uma vez com o objetivo de promover a confraternização entre atletas federados e aficionados, proporcionando a participação de ciclistas de diferentes níveis. O Granfondo do Brasil de Ciclismo – 10ª edição – Ubatuba, reúne ciclistas de 22 categorias, numa grande festa do esporte.

granfondo ubatuba

O percurso, de 97 km, foi um dos destaques do evento, organizado pela Federação Paulista de Ciclismo com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. Técnico e com um cenário de grande beleza, ele atraiu competidores de todo o país que buscavam um desafio em meio à natureza.

Os participantes tiveram a oportunidade de pedalar, e conhecer uma região totalmente preservada do Litoral Norte do Estado de São Paulo, margeando a Serra e pedalando ao nível do mar, onde normalmente a temperatura é elevada, por isso, foi recomendado aos ciclistas se preocuparem com a alimentação e hidratação durante toda a competição.

Completando uma década, o Granfondo do Brasil de Ciclismo possui um percurso bastante conhecido dos atletas. A largada foi na Avenida da Praia do Iperoig, no Centro da cidade, em direção a BR 101, já com algumas subidas e descidas até a divisa do estado com o Rio de Janeiro, que selecionou os mais preparados. No retorno, foram mais três longas subidas até a chegada mais uma vez no centro de Ubatuba.

Ainda na parte técnica, a edição deste ano teve a previsão de ser mais rápida. “O evento está mais rágranfondopido, pois não chegará, como no ano passado, até Paraty. Além disso, como o trecho já é conhecido, os ciclistas não deverão ter muitas dificuldades para cumprir a prova e festejar com todos os demais em Ubatuba”, destacou Paulo Márcio Ferreira, o Melão, comissário da Federação Paulista de Ciclismo. Também foi aconselhado o uso de uma relação leve (coroa/pinhão) nas subidas, para ter menor desgaste físico, deixando o esforço maior para o final. Os atletas tiveram que se manter sempre do lado direito da pista, pois o trânsito esteve parcialmente bloqueado em toda a extensão do percurso.

Além da competição, que reuniu famílias, os participantes aproveitaram toda a beleza e atrações de Ubatuba, um dos principais pontos turísticos do litoral brasileiro, em especial de São Paulo. Ou seja, uma grande opção de final de semana, mesclando esporte e turismo, um grande evento que contou com uma infraestrutura à altura. Estiveram à disposição dos atletas ambulâncias UTI, com médicos, paramédicos e enfermeiros nas áreas de concentração de largada/chegada e circulando pelo percurso. A organização ainda disponibilizou postos de apoio no percurso de competição, com água e frutas.

Este é um acontecimento de sucesso em todo o mundo, e no Brasil não tem sido diferente, reunindo cada vez mais participantes. Isso graças ao seu espírito de confraternização e há ainda o caráter técnico, já que a prova apresenta um bom desafio para os ciclistas de todas as idades.

Fonte das informações: Gran Fondo Brasil