Desafio 28 Praias Chunks

O Desafio 28 Praias Chunks em Ubatuba, proporciona a mesma experiência “trail run” de arrepiar do modelo convencional, só que sem o clássico revezamento que os atletas estão acostumados. Nessa prova, o cronograma dos acontecimentos foram moldados, para ser uma disputa individual e sem aglomerações.

Desafio 28 Praias Chunks
Chegada do Desafio 28 Praias Chunks | Trecho 2 – Imagem de @brunoamirimagens

É uma prova de 21 Km, para ser percorrida em categoria “Solo” ou equipe de 3 atletas (Trio). Cada corredor faz seu percurso no seu tempo, sem se preocupar em passar o bastão para o próximo atleta da equipe.

Isso quer dizer que os atletas da equipe trio, correm por trechos de maneira simultânea, não havendo uma arena de chegada, pois o ponto de partida do atleta 2 é a chegada do atleta 1, que ali mesmo recebe sua medalha e tem seu tempo cronometrado, e o de chegada do atleta 2 é a partida do atleta 3. O horário de largada de cada atleta do trio é praticante simultâneo (ao mesmo tempo). Com isso o término da prova é relativamente rápido.

Medalha e Logo Desafio 28 Praias Chunks

Todos recebem um chip eletrônico (na primeira prova em outubro de 2021, o mesmo esteve colado atrás do número de peito do atleta), para conferência do tempo de cada um e o resultado é a soma dos três trechos.

Percurso da Categoria Trio
Trecho 1 de 6 Km – Canto direito da Praia da Enseada até o canto esquerdo da Praia Grande (Baguari) – Percurso fácil
Trecho 2 de 8 Km – Praia Grande (Baguari) até o canto direito da Praia do Itaguá – Percurso difícil
Trecho 3 de 7 Km – Canto direito da Praia do Itaguá até o canto esquerdo da Praia do Perequê Açú – Percurso médio

Percurso da Categoria Solo 21 Km
Largada no canto direito da Praia da Enseada, após os atletas do revezamento em trio e chegada no canto esquerdo da Praia do Perequê Açú, próximo ao Rio Indaiá, divisa com a Praia da Barra Seca.

Premiações:
Categoria 21 Km
Premiação no geral para os 3 primeiros masculino e feminino. total de 6 troféus.
Premiação por faixa etária para os 3 primeiros masc. e fem. conforme abaixo; total de 30 troféus.
Masculino – de 18 a 29 anos;
Masculino – de 30 a 39 anos;
Masculino – de 40 a 49 anos;Desafio 28 Praias Chunks
Masculino – de 50 a 59 anos;
Masculino – 60 anos ou mais;
Feminino – de 18 a 29 anos;
Feminino – de 30 a 39 anos;
Feminino – de 40 a 49 anos;
Feminino – de 50 a 59 anos;
Feminino – 60 anos ou mais.

Categoria Trio 21 Km
Premiação do geral para as 3 primeiras equipes no masculino, feminino e misto, total de 27 troféus.
Premiação para os 3 primeiros masc. e fem. dos 3 trechos, por faixa etária, total de 90 troféus;
Masculino – de 18 a 29 anos;
Masculino – de 40 a 49 anos;
Masculino – de 50 a 59 anos;
Masculino – 60 anos ou mais;
Feminino – de 18 a 29 anos;
Feminino – de 30 a 39 anos;
Feminino – de 40 a 49 anos;
Feminino – de 50 a 59 anos;
Feminino – 60 anos ou mais.

Desafio 28 Praias Chunks
Desafio 28 Praias Chunks – PC2

O vídeo a seguir, mostra um pouco do trecho 3, cerca de 7 Km, filmado durante a prova de 02/10/21, segue breve descrição do percurso:
A largada foi no canto direito da Praia do Itaguá e a chegada no canto esquerdo da Praia do Perequê Açú. O início do percurso é pela areia firme da Praia do Itaguá  e após percorrer cerca de 1,8 Km, saímos para a orla da praia, e assim cruzamos o Rio Tavares, pela ponte bem ao lado do Aquário de Ubatuba.

Entramos então na Praia do Cruzeiro, que tem cerca de 1,5 Km de extensão e também com areia firme em seu início. Antes de finalizar esta praia passamos pela marca de 3 Km de prova, e no final já próximo ao Farol da Barra de Ubatuba, saímos para a ponte, que passa sobre o Rio Grande.

Após cruzar o rio, entramos à direita, uma subida que vai para a Prainha do Matarazzo, passando ao lado da estátua de São Pedro, e em seguida temos uma descida. Após o Condomínio Terraços da Prainha, antes de chegar ao acesso da praia, na marca de 3,7 Km de prova, tem-se início a forte subida do morro em direção a costeira da Praia do Perequê Açú.

É uma subida muito íngreme, e esta parte do percurso é feita com o auxílio de cordas, vários pontos de corda, e recomendamos usar luva de proteção. E se tiver chovido, prepare-se para enfrentar um terreno muito escorregadio, aí vai outra recomendação que ajuda nesta hora, a utilização de um tênis “trail running” apropriado para este tipo de solo.

Desafio 28 Praias Chunks
Subida muito íngreme neste percurso do Desafio 28 Praias Chunks

O percurso do início ao fim na montanha é de cerca de 1 Km, entre subida, descida que também é muito íngreme (com auxílio de cordas) e uma parte do percurso pela costeira na Praia do Perequê Açú. A atenção deve ser redobrada, por conta dos trechos escorregadios, cuidado para não torcer o tornozelo, enroscar os pés nas raízes, e tocar nas árvores, pois podem ter espinhos ou animais peçonhentos.

Ao finalizar a montanha, estamos no Km 4,7 da prova e o restante até a chegada e feito na areia firme da Praia do Perequê Açú, concluindo a prova, na barra do Rio Indaiá, divisa com a Praia da Barra Seca.

Esta breve filmagem a seguir foi realizada por Bruno Amir @brunoamirimagens.

O visual da Praia do Itaguá e da Baía de Ubatuba completam a beleza do lugar onde esta corrida de aventura (trail running), acontece. Este é o tipo de desafio que vale cada momento de contemplação da vida e proximidade com a natureza!

“Celebre a Vida”! “Viva para Correr e Corra para Viver!”