Farol e Mirante da Ponta Grossa

Farol e Mirante da Ponta Grossa

A Ponta Grossa é muito procurada para pesca submarina e mergulhadores em geral. O lugar é estratégico para orientar todos os navegantes de alto mar e os que navegam próximo da orla. Em 1932, neste local foi construído o Farol da Ponta Grossa, o primeiro de Ubatuba, com altura de 65 metros em formato de coluna quadrangular de concreto armado branco.

Farol da Ponta Grossa
Farol da Ponta Grossa

Está fixado a 23º27’,61 Sul e 45º01`,15 Oeste, praticamente embaixo da linha do Trópico de Capricórnio e emite um lampejo de luz branca a cada três segundos, a qual chega a alcançar 11 milhas náuticas. 

As imagens aéreas a seguir (crédito de @ubatubadrone) mostram um pouco da beleza do lugar: 

Para chegar ao local é só seguir a partir da Praia do Tenório, passando pela Praia Vermelha e o acesso a Praia do Cedro, seguindo em frente, um percurso total de 5Km até o farol. Estando no farol, seguindo a trilha ao lado direito de apenas cinco minutos caso a maré esteja baixa, encontrará na costeira um amontoado de pedras que formam uma banheira gigante.

Farol da Ponta Grossa
Farol da Ponta Grossa

Já no Farol da Ponta Grossa é possível contemplar uma incrível vista do mar com possibilidade de visualizar algumas praias e ilhas da cidade de Ubatuba. Entretanto, não há estrutura turística no local.

Placa no Farol da Ponta Grossa
Placa no Farol da Ponta Grossa

Curiosidade
No início dos anos 1980, o GPS (Grupo de Pesquisa Submarina) de São Paulo promoveu a construção de uma imagem denominada “Virgem das Profundezas”, contrataram um dos melhores escultores da época (Sr. Morrone), que a fez toda de bronze com 1,80 metros. Afundaram a imagem cerca de 4 metros na região da Ponta Grossa transformando o local em ponto de visita. A estátua permaneceu imersa por 8 anos, foi retirada para manutenção e nunca mais voltou ao mar. Hoje, está na sede do Iate Clube Tamoios, cujo proprietário foi um dos responsáveis pela criação da Virgem, que anseia devolvê-la ao mar para abençoar os mergulhadores.