Prainha do Cais

A Prainha do Cais está localizada na região central de Ubatuba, bem ao lado de um dos pontos turísticos da cidade: o Caisão de Ubatuba.

É uma praia pequena, de areia batida amarelada, com muitas pedras, cercada pelo concreto do antigo cais, e quase sempre encoberta por conta da maré alta. É muito comum observar a presença de tartarugas marinhas.

O maior movimento que temos no local é por conta dos visitantes que aproveitam o momento, para visualizar a linda imagem que temos da Baía de Ubatuba, das Praias do Itaguá e do Cruzeiro. Outro ponto marcante na paisagem que temos é poder observar a exuberância do imponente Pico do Corcovado.

Estando na prainha, também observamos o vai e vem de frequentadores que vão ao Caisão para pescar ou mergulhar. Lembrando que o acesso ao Caisão está interditado, devido a possibilidade de desabamento, apesar de poucos respeitarem a interdição.

Na Prainha do Cais temos o início de uma trilha (*), com trecho muito íngreme que permite atravessar o morro (Morro da Antena), no sentido das Praias do Cedrinho, e Vermelha do Centro, percurso este que faz parte do Desafio 28 Praias.

Prainha do Cais | Fonte da imagem: Google Maps

(*) Recomendamos sempre que decidir por realizar uma trilha que contrate um guia credenciado. Além de ser mais seguro e muito interessante para poder aproveitar e conhecer mais a respeito da história do lugar.

Próximo à Prainha do Cais temos esta bica

Bem próximo da Prainha do Cais temos uma bica d´água, um cano que traz água da Serra do Mar e que principalmente nos dias de verão, faz a alegria dos turistas que visitam a prainha ou dos atletas que utilizam esta região como parte de seu percurso de treino.

Lembrem-se: Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.