Ilha do Prumirim

A paradisíaca IIha do Prumirim está localizada na região norte de Ubatuba, em frente à Praia do Prumirim, tem uma área de 30 hectares, seção plana e está 700 metros distante da costa.

Ilha do Prumirim

A ilha tem como cobertura vegetal a Mata Atlântica onde predomina a vegetação de restinga, campo de samambaia e campos graminosos. O local é uma das grandes atrações de Ubatuba, onde os turistas passam o dia curtindo a praia da ilha, que tem ondas calmas, de cor esverdeada.

Ilha do Prumirim
Imagem aérea feita por @nascidosparavoar_oficial

Impressiona as águas transparentes e como as águas na praia da Ilha são normalmente calmas, e demora para começar a ficar fundo, além de temperatura quente, a praia é recomendada para crianças.

A ilha disponibiliza um quiosque, e os visitantes nadam e mergulham em sua encosta que tem muitos peixes ornamentais e tartarugas marinhas. Estando na ilha é possível caminhar pelas pedras até a ilhota que fica ao lado, passando por algumas piscinas naturais. Não esqueça do guarda-sol, pois são poucas sombras na praia.

Ilha do Prumirim

A Ilha do Prumirim foi palco cinematográfico de filmagem do comercial da Sundown, onde uma criança corria numa areia branquinha, lembra? Não se sabe ao certo o que significa Prumirim (ou também chamado de Promirim), nome indígena. Mas o nome é um completo conjunto geográfico, pois temos: o Sertão, a Cachoeira, a Praia, o Rio, o Lago e a Ilha do Prumirim.

Ilha do Prumirim

O passeio pode ser agendado através dos telefones: 12 9 9612-5840 com nosso amigo Mario (@mario_passeios), morador local que coordena as embarcações. Em função da maré, os barcos, saem do lado esquerdo da Praia do Prumirim, local conhecido como Canto Itaipú (que é mais perto da Ilha), ou do lado direito junto a desembocadura do Rio Prumirim. O percurso do continente até a ilha é realizado em cerca de 5 minutos, depois é só combinar com o barqueiro o horário para que ele te busque.

Importante – Vamos cuidar do Paraíso:
Não é a maioria que deixa de recolher seu próprio lixo, mas quanto mais divulgarmos estas mensagens em nossas redes sociais, temos chances de ter menos sujeira. Infelizmente ainda vemos lixo deixado nas praias, trilhas e cachoeiras de nossa Ubatuba. Temos que ser consciente e solidário com o próximo que também vai usufruir do meio ambiente.

As atitudes de preservação devem ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Na natureza é importante manter limpa as praias, trilhas e cachoeiras, devemos tratar estes lugares como extensão de uma casa bem cuidada. Pequenos gestos ajudam a preservar e fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Preserve o ambiente local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada da natureza além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.