O Guaiamu ou Guaiamum

O Guaiamu ou Guaiamum

O belíssimo guaiamu, é um caranguejo da família dos gecarcinídeos, um crustáceo que pode ser encontrado desde o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a região Sudeste do Brasil, quase sempre em locais entre o manguezal lamacento e a área de transição entre este e a mata, normalmente terrenos arenosos e úmidos, de onde retira o necessário para sobreviver.

Guaiamum - O caranguejo azulado
Guaiamum – O caranguejo azulado

Este caranguejo azulado está ameaçado de extinção e costuma habitar o manguezal e sua área de transição com a mata, muitas vezes bem próximo da praia. Em Ubatuba era muito comum a sua presença, mas eles têm sido vítimas de ataques predatórios, principalmente pelo homem. O guaiamu foi escolhido para ser o mascote oficial do “Curiosidades de Ubatuba”. Em votação popular recebeu o carinhoso nome de “Batubinha”. Daí não precisa nem dizer sobre a importância que damos, no intuito de garantir sua preservação.

O guaiamu ou guaiamum (nome científico: Cardisoma guanhumi)

O guaiamu é um caranguejo escuro azulado de grande porte. Suas pinças desiguais, no caso dos machos, podem chegar a medir trinta centímetros. É um crustáceo da noite, de toca própria. Comem frutos, folhas e animais em decomposição. Atingem a maturidade sexual aos quatro anos e seu ciclo reprodutivo depende do verão e das fases da lua. A fecundação é interna e poligênica. Ou seja, vários machos para uma fêmea.

O guaiamu é uma espécie semi terrestre, habita galerias construídas pelos próprios indivíduos, sempre acima da marca de preamar, em áreas adjacentes ao manguezal ou ao longo dos canais. O guaiamu sai da toca a noite para se alimentar e limpar a galeria, sendo neste período mais vulnerável aos ataques dos predadores naturais e do homem. Desde 30 de maio de 2018, a portaria 161 do Ibama proíbe a captura de guaiamu. Quem for flagrado com o crustáceo está sujeito ao pagamento de multa de R$ 5 mil por unidade.

“Batubinha” – Mascote do Curiosidades de Ubatuba

No Brasil, o crustáceo faz parte da culinária e por ser um prato tradicional, remete à costumes e identificação de uma sociedade. Entretanto, sua captura tem se reduzido ano após ano de forma considerável, e, em contrapartida, o tempo que leva para reprodução não garante a captura frequente em grandes quantidades. O guaiamu está ameaçado de extinção em várias partes de seu território, sobretudo devido à caça predatória e à destruição do seu habitat. Em virtude disso, várias medidas governamentais vêm sendo tomadas, incluindo a criação de áreas protegidas e a adoção da prática do período de defeso.

O Guaiamu em Ubatuba
O Guaiamu em Ubatuba

Se liga:
As atitudes de preservação da natureza devem ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas.
Respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos.
Seja consciente e deixe esta herança para nossos descendentes.
Cuidar do planeta é cuidar de nós!

Placa próximo ao rio Acaraú pedindo atenção com a travessia dos Guaiamus - Iniciativa do Grupo Tamoio
Placa próximo ao rio Acaraú pedindo atenção com a travessia dos Guaiamus – Iniciativa do Grupo Tamoio

Fonte de Informações:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaiamu
Livro: Tronco de Canoa – Adilson Zambaldi
Vídeo de: @valderiljosereis