O Guaiamu ou Guaiamum

O belíssimo guaiamu, foi escolhido para ser o mascote oficial do “Curiosidades de Ubatuba”. Em votação popular recebeu o carinhoso nome de “Batubinha”. Daí não precisa nem dizer sobre a importância que damos, no intuito de garantir sua preservação.

guaiamum

Este caranguejo azulado está ameaçado de extinção e costuma habitar o manguezal e sua área de transição com a mata, muitas vezes bem próximo da praia. Em Ubatuba era muito comum a sua presença, mas eles têm sido vítimas de ataques predatórios, principalmente pelo homem.

O guaiamu ou guaiamum (nome científico: Cardisoma guanhumi)
É um caranguejo da família dos gecarcinídeos, um crustáceo que pode ser encontrado desde o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a Região Sudeste do Brasil, quase sempre em locais entre o manguezal lamacento e a área de transição entre este e a mata, normalmente terrenos arenosos e úmidos, de onde retira o necessário para sobreviver.

Espécie semi terrestre, habita galerias construídas pelos próprios indivíduos, sempre acima da marca de preamar, em áreas adjacentes ao manguezal ou ao longo dos canais. O guaiamu possui hábito noturno, saindo da toca para se alimentar e limpar a galeria, sendo neste período mais vulnerável aos ataques dos predadores naturais e do homem.

No Brasil, o crustáceo faz parte da culinária e por ser um prato tradicional, remete à costumes e identificação de uma sociedade. Entretanto, sua captura tem se reduzido ano após ano de forma considerável, e, em contrapartida, o tempo que leva para reprodução não garante a captura frequente em grandes quantidades.

O guaiamu está ameaçado de extinção em várias partes de seu território, sobretudo devido à caça predatória e à destruição do seu habitat. Em virtude disso, várias medidas governamentais vêm sendo tomadas, incluindo a criação de áreas protegidas e a adoção da prática do período de defeso.

“Batubinha” – Mascote do Curiosidades de Ubatuba

Lembre-se:
As atitudes de preservação devem ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Cuidar do planeta é cuidar de nós.

Fonte de Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaiamu
Vídeo de: @valderiljosereis