O Aeroporto Gastão Madeira

O Aeroporto Gastão Madeira

A aviação em Ubatuba tem capítulos que muita gente nem imagina. A cidade, além de suas inúmeras belezas naturais, tem papel importante na história do Brasil e entre estas curiosidades, temos o aeroporto local. Localizado bem próximo do centro da cidade de Ubatuba, com uma pista perpendicular a Praia do Cruzeiro (Praia de Iperoig), ele tem uma pista asfaltada com extensão de 940 metros por 30 metros de largura e está sob a concessão da Voa São Paulo por 30 anos, desde 2017. Está apto a receber voos regulares como já aconteceu no passado.

Aeroporto de Ubatuba - Imagem de @rafutavares
Aeroporto de Ubatuba – Imagem de @rafutavares

Na década de trinta, o primeiro espaço que servia como campo de aviação em Ubatuba é o mesmo local e a mesma posição do atual aeroporto municipal “Gastão Madeira”. Com uma extensão de apenas 400 metros e uma pista de grama, servia para o pouso dos famosos “Paulistinhas”.

Pista do aeroporto Gastão Madeira em Ubatuba
Pista do aeroporto Gastão Madeira em Ubatuba

No final dos anos 1940, a posição do campo era no sentido de extensão entre a avenida Iperoig e o mar, iniciando na Barra da Lagoa, sentido para o Cruzeiro. Uma posição que oferecia perigo e grandes riscos aos pilotos que deviam desviar dos obstáculos naturais como amendoeiras e a estação meteorológica que ali existiam e acabavam encontrando as águas do mar.

Avião da Azul no aeroporto de Ubatuba - Destaque para o Pico do Corcovado ao fundo
Avião da Azul no aeroporto de Ubatuba – Destaque para o Pico do Corcovado ao fundo

Em 1949, o governo do Estado construiu um aeroporto de proporção maior, que atendia as emergências de aviões de grande porte e a posição voltou a ser a original e atual, chegando a uma extensão de 600 metros de comprimento, com uma largura de 15 metros. Muitos caminhões de terra, saibro e barro foram necessários para cobrir toda essa extensão, em um ritmo que, durou três meses para finalizar a obra. Todo o aterro foi muito bem compactado e gramado e o serviço teve a supervisão de um oficial da aeronáutica.

O vídeo a seguir, mostra um pouco da viagem a partir do aeroporto de Congonhas em São Paulo, pouso e descolagem no aeroporto Gastão Madeira em Ubatuba. Parte da edição foi gentilmente cedida por @celiotoktel e @verinhagpera. Esta viagem com duração aproximada “de voo” de 35min, utilizou em seu trajeto uma aeronave modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para levar até 9 passageiros.

Nos anos 1950, Ubatuba dispunha de um ótimo campo de pouso, uma pista que proporcionava, quando necessário à aterrissagem de grandes aviões que faziam a rota Rio de Janeiro – São Paulo. Isso porque a cidade de Ubatuba se encontra bem na linha da rota, caminho entre as duas capitais e ainda contava com um rádio telegráfico.

Aeroporto Gastão Madeira – Destaque para avião Cessna Grand Caravan – Azul LInhas Aéreas

Nesta época, o tráfego aéreo trazia visitantes e turistas dispostos a uma aventura de travessia do planalto, sobre a crista da Serra do Mar, em um curto tempo de viagem, em linha reta de 160 quilômetros. Pequenos aviões, modelos “Stinson”, para 3 passageiros, cruzavam os céus, desde São Paulo até Ubatuba, em uma viagem de aproximadamente 50 minutos. Eram serviços aéreos regulares feitos pela empresa “Valpar”, uma companhia paulista de aviação que transportava passageiros para Ubatuba e cidades do Vale do Paraíba. Outra empresa aérea que também fazia o transporte de passageiros de São Paulo à Ubatuba, chamava-se “Star”, uma companhia de táxis aéreos, que costumava cobrar pelo tempo de voo.

No ano de 1967, a exploração do turismo no município, foi de crédito da VASP – Aviação Aérea de São Paulo, que servia a cidade, com uma linha aérea semanal, trazendo de longe aqueles visitantes à Ubatuba. Em 1968, na administração do prefeito Ciccillo Matarazzo, mais uma vez o aeroporto de Ubatuba, passou por reformas, atendendo às normas da aeronáutica em segurança, e foi determinada a ampliação de sua extensão e a construção de uma pista com pavimentação asfáltica.

Aeroporto-de-Ubatuba-foto-de-Daniel-Oliveira-@cmte_dam
Chegada ao aeroporto de Ubatuba – Foto de Daniel Oliveira –@cmte_dam

Em 2004 mais uma modernização e ampliação do aeroporto Gastão Madeira ocorreu, e a pista com seus 940 metros de comprimento e 30 metros de largura, ganhou reforços na pavimentação e no pátio, com sinalização na horizontal e na vertical em toda sua extensão, além de um terminal de passageiros com 70 m² e estacionamento para 15 veículos. Com isso, propiciou-se condições ideais para receber um número maior de passageiros e tripulação em um adequado terminal para a sua recepção no embarque e desembarque dos mesmos. A denominação dada ao campo de aviação de “Gastão Madeira” foi uma homenagem prestada a Gastão Galhardo Madeira, Ubatubano, reconhecido, no ano de 1927, como um pioneiro da aviação mundial, levando o seu nome a figurar ao lado de Santos Dumont e de Bartolomeu de Gusmão.
Parte do texto acima, extraída do livro ” Ubatuba, Espaço, Memória e Cultura” editado em 2005, pelos escritores Jorge O. Fonseca e Juan Drouguett.

Para quem tem a curiosidade de ver uma chegada ao aeroporto de Ubatuba, veja o vídeo a seguir feito pelo piloto Daniel Oliveira @cmte_dam. E que beleza, passar ao lado do Pico do Corcovado!!

Em março de 2017, o consórcio Voa São Paulo ganhou a licitação para administrar o aeroporto de Ubatuba, por 30 anos. Com as melhorias e ampliação prevista, o aeroporto poderá receber aeronaves de médio porte, e tem-se o planejamento de se implantar linhas executivas para Brasília e Rio de Janeiro. Como referência seguem números da movimentação do aeroporto em 2015: recebeu 3.260 passageiros (além dos tripulantes) e 3.446 aeronaves.

Fontes de Informações:
Livro:
Sobre o Mar de Iperoig – Autores: Celso de Almeida Jr. / Celso Teixeira Leite e Cesar Rodrigues
http://www.pimentel.jor.br/santos/h0058k.htm