Cachoeira do Ipiranguinha

Também chamada de Cascata dos Desejos, a Cachoeira do Ipiranguinha, está localizada a 7 km do centro da cidade com acesso pela rodovia Oswaldo Cruz SP-125, no bairro do Ipiranguinha.

Cachoeira do Ipiranguinha

Após estacionar o carro, é necessário uma pequena caminhada, por uma trilha plana, que conduz até a cachoeira. O Ipiranguinha possui uma queda d’água de mais ou menos 7 metros de altura e um lago natural, onde se pode desfrutar de suas águas límpidas e refrescantes. É um cenário maravilhoso, muito procurado tanto para banho como para fotos e filmagens, ideal para as crianças.

Ipiranguinha - Entrada

Não é uma cachoeira que permite se banhar embaixo dela, mas o visual impressiona, pois é cercada de verde por todos os lados, e o lago que se forma, faz a diversão dos visitantes, com algumas partes mais fundas, onde os banhistas podem escorregar por uma pedra lisa. Recomenda-se ao visitante, levar repelente contra insetos e sacos plásticos para trazer de volta o lixo produzido.

Mistérios do Ipiranguinha
Os mais antigos dizem que, entre as últimas semanas de julho e a primeira de agosto, a queda d’água que surge no cume da cachoeira toma forma de uma imagem santa. Esta verdade pode ser comprovada em uma das famosas fotos de Emílio Campi, já exibida em exposições e em alguns guias turísticos e folhetos da cidade. Esta imagem única e rara incentiva as pessoas a banharem-se no belo poço que a cachoeira oferece, onde acreditam que a santa realizará seus mais secretos e impossíveis desejos.

Ipiranguinha

O fascínio e mistério do local não resume-se só ao aparecimento santo, se pegarmos uma pequena trilha, uma subida que inicia-se no canto esquerdo, é possível seguir em direção ao topo da Cachoeira do Ipiranguinha, bastando entrar à direita em uma bifurcação. Deve-se tomar muito cuidado ao caminhar por esta trilha e principalmente quando se estiver no topo da cachoeira, que é muito escorregadio.

Cachoeira do Ipiranguinha

Se na trilha principal, ao invés de virar a direita para o topo da cachoeira, optarmos por seguir à esquerda, caminho do Bairro da Cachoeira dos Macacos, é possível observar no meio da Mata Atlântica, ruínas de uma construção sedimentada por argila, óleo de animais marinhos, com a mesma idade das Ruínas da Lagoinha.

A grande incógnita é quem elaborou esta construção, com grandes cômodos que parecem possíveis porões, e com qual objetivo, pois foi estrategicamente elaborada, escondida na mata, perto da queda da cachoeira, com muito barulho das águas.

Significado de Ipiranguinha
Ipiranguinha é uma derivação da palavra Ipiranga que significa água vermelha ou água barrenta. É uma palavra de origem indígena formada pela junção de “y” (rio) mais “pyrang” (vermelho).