Avistamento de Baleia – Ilha Anchieta | @cristeodoro

Avistamento de Baleia – Ilha Anchieta | @cristeodoro

Ubatuba é sem dúvida um Paraíso, e algumas vezes somos surpreendidos com visitas ilustres da fauna local. Veja que belo visual a natureza proporcionou a Cristiane Teodoro (@cristeodoro) e família, durante o passeio até a Ilha Anchieta. O avistamento desta baleia aconteceu dia 31/12/17, e foi um excelente presente de final de ano/ano novo.

Avistamento de baleia jubarte feito por Cristiane Teodoro
Avistamento de baleia jubarte feito por Cristiane Teodoro

O litoral norte de SP entrou no mapa das baleias jubarte
A quantidade de animais vistos no litoral norte do Estado de São Paulo aumentou muito desde 2016. As baleias jubarte estão se aproximando em números muito acima do normal, e pesquisadores não sabem exatamente o porquê, criando um misto de euforia e preocupação entre ambientalistas, por causa do alto risco de colisão com barcos e redes de pesca na região.

As jubartes do Atlântico Sul têm um comportamento migratório bem conhecido: elas passam o verão se alimentando nas águas geladas da Antártida e depois sobem em direção aos trópicos, para passar o inverno descansando, namorando e cuidando da família nas águas quentes e confortáveis da região dos Abrolhos, entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. Mas elas não sobem pela costa. Normalmente, só se aproximam do litoral do Rio de Janeiro para cima, e por isso quase nunca são vistas (ou eram vistas) em São Paulo.

Baleia Jubarte
Baleia jubarte – Foto extraída de: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,sp-entra-no-mapa-das-baleias-jubarte,70002414116

Pesquisas indicam que houve uma diminuição da quantidade de krill (o principal alimento da jubartes) nas águas da Antártida entre 2015 e 2016, causada por fatores climáticos. E foi justamente nesses anos que a “anomalia” de baleias começou na costa brasileira.

Encalhe de baleia
Foto extraída de https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,sp-entra-no-mapa-das-baleias-jubarte,70002414116

Em 2015, segundo Marcondes, as jubartes chegaram um pouco mais cedo em Abrolhos e foram embora muito antes do que o normal – em setembro, em vez de outubro ou novembro. Em 2016, uma grande parte das baleias nem chegou à Bahia, e houve um “boom” de encalhes no litoral paulista (26, comparado a uma média de 2 ou 3 em anos anteriores).

Texto acima extraído de matéria postada em 25/07/18 por Herton Escobar, O Estado de São Paulo: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,sp-entra-no-mapa-das-baleias-jubarte,70002414116)