Praia do Sul | Ilha Anchieta

O Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) é um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba, tanto pela importância histórica com as Ruínas do Presídio, suas belas praias e trilhas, seus excelentes pontos de mergulho e pela Mata Atlântica preservada.

A ilha possui sete praias (Praia do Engenho, Prainha de Fora, Presídio, Sul, Leste, Palmas e Sapateiro) e existem várias trilhas para caminhadas.

A Praia do Sul tem seu acesso de barco ou estando na ilha, na área do presídio por exemplo, é possível o acesso por uma trilha se inicia logo após passar pela Praia das Palmas, um trilha interessante por dentro da Mata Atlântica e bem sinalizada.

A Praia do Sul é uma pequena praia de águas verdes, pouco frequentada já que a grande maioria dos visitantes não se arrisca na trilha, e este percurso só pode ser feito com a presença de monitores do parque, ou com uma autorização especial.

A trilha que já era utilizada antigamente pelos pescadores e moradores da região, foi muito devastada no passado e hoje passa por um processo de recuperação ambiental.

É um percurso que está documentado com capacidade de carga e pontos interpretativos da Mata Atlântica, restinga, lendas, histórias e grande variedade de fauna que é fonte de estudo para as escolas que visitam o Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Vejam que belo registro do cardume de peixes sargentinhos na beira da praia feito por nossos amigos do @vamosdelancha_ubatuba:

No meio da trilha há um pequeno desvio que leva até um mirante com vista para toda a enseada das Palmas. Estando nesta praia paradisíaca, observamos as águas cristalinas do mar, vegetação restinga e abundante vida marinha, sendo um convite para o mergulho livre.

Lembre-se: Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.