A Rodovia Oswaldo Cruz

A Rodovia Oswaldo Cruz

A rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), está localizada no Estado de São Paulo e liga as cidades de Taubaté a Ubatuba, passando pelas cidades de Redenção da Serra (longe do centro), São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra (longe do centro). O nome da rodovia é em homenagem ao médico Sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em São Luiz do Paraitinga.

rodovia Oswaldo Cruz
Mapa da rodovia Oswaldo Cruz – Imagem extraída de http://rodovias.org/transito-rodovia-oswaldo-cruz-sp-125/

Sua extensão é de 91 km (Taubaté até São Luiz do Paraitinga com 39 km; São Luiz do Paraitinga até Ubatuba com 52 km). inicia-se na Avenida Dom Pedro I, em Taubaté e finaliza na Avenida Professor Thomas Galhardo, em Ubatuba. Uma das características da estrada está na Serra do Mar, são diversas calotas de veículos jogadas por todos cantos. O conjunto de frenagem e pneus esquentam bastante, dilatando as calotas plásticas que soltam das rodas. Alguns chamam o local de “cemitério de calotas”.

O vídeo a seguir mostra um pouco da rodovia no trecho da Serra do Mar:

Para ter ideia da inclinação da rodovia na altura da Serra do Mar, são aproximadamente 7Km para descer do planalto até o nível do mar em Ubatuba, enquanto na rodovia dos Tamoios que liga o planalto até o nível do mar em Caraguatatuba, são cerca de 15 Km. A rodovia é administrada pelo DER-SP-Departamento de Estradas de Rodagem, e teve como origem um antigo traçado de tropeiros que passava por São Luiz do Paraitinga indo em direção ao bairro do Registro em Ubatuba, local onde se registravam as mercadorias que saiam e chegavam ao porto.

rodovia Oswaldo Cruz
Uma das curvas da rodovia Oswaldo Cruz – Foto extraída de httprodsnaestrada.blogspot.com201610roteiro-19-subida-de-ubatuba.html

A Lenda da Cruz de Ferro
Uma das lendas de Ubatuba tem passagem pela rodovia Oswaldo Cruz. Às margens da estrada, há uma Cruz de Ferro fincada, onde as pessoas vão acender velas, pois dizem que ela é milagrosa. Essa cruz é oriunda de um drama de uma família caipira.

A Cruz de Ferro na rodovia Oswaldo Cruz
A Cruz de Ferro na rodovia Oswaldo Cruz

Leia a história desta lenda na íntegra, acesse https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/lenda-da-cruz-de-ferro-da-serra/

Além da beleza da rodovia Oswaldo Cruz que atravessa paisagens deslumbrantes do Vale do Paraíba em direção ao mar, temos outra atração um pouco antes de iniciar a descida da Serra do Mar. No Km 76 + 650m, onde existe uma área de descanso, temos acesso a um mirante que permite visualizar a beleza de Ubatuba. Uma prévia do paraíso que nos espera lá embaixo, veja o vídeo a seguir:

História da rodovia Oswaldo Cruz
Encarar a Serra do Mar pela rodovia Oswaldo Cruz antigamente de carro não era nada fácil, tinha que ter coragem pois o percurso era tenso. No tempo do Brasil Colonial serviu como parte de um desvio da antiga Estrada Real, atual Via SP-171. Até hoje serve também como caminho alternativo do Vale do Paraíba para Paraty. A via foi construída, a partir de trilhas indígenas, para se ter um caminho, ainda no alto da serra, direto ao bairro do Registro, em Taubaté, local onde se registravam as mercadorias que saíam e chegavam ao porto de Paraty.

Assim, os tropeiros não precisavam chegar ao porto, ir para Registro e voltar novamente ao porto. Então, este tal caminho era como um desvio no antigo Caminho do Ouro da Estrada Real, iniciava onde é hoje o km 20 da Via SP-171, em Guaratinguetá, passando pela Serra do Quebra Cangalha, seguindo o trajeto da atual Via SP-153 até São Luiz do Paraitinga, que era o ultimo pouso antes da inclinada descida pelo caminho da Serra do Mar que, hoje, é o 2º trecho da Via SP-125.

Antiga parada obrigatória de muitos motoristas antes de descer ou após subir a Serra do Mar na rodovia Oswaldo Cruz

O 1º trecho da Via SP-125 teve também sua importância histórica, pois ligava as cidades da região de Taubaté à São Luiz do Paraitinga, onde se encontrava o 2º trecho que descia a Serra do Mar até o planalto Atlântico. Com o crescimento das cidades à invenção de máquinas automotoras, o Governo do Estado de São Paulo, planejara fazer melhorias na via. Então, em meados 1932 e 1933, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo iniciou os projetos de melhorias, a via foi alargada e pavimentada com pedras, pelos presidiários da Ilha Anchieta que estavam sob pena de detenção.

Em 1960, iniciou-se a implantação de um projeto mais moderno, com retificações no trecho de São Luiz à Ubatuba, permanecendo o antigo traçado. Entre 1963 e 1969, estas obras foram realizadas, sendo a pavimentação concluída em 1969. No período de 1971 a 1979, foram executadas diversas melhorias no seu trajeto. Em 19 de Abril de 1976, a Via SP-125 foi denominada oficialmente como rodovia Oswaldo Cruz, em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em São Luiz do Paraitinga, cidade que está na rota da Via SP-125.

Do km 78 ao km 86, a rodovia Oswaldo Cruz passa dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Santa Virgínia), onde há uma reserva florestal do Estado de São Paulo. Este trecho é também o mais dificultoso de todo o trajeto, e é mais inclinado, por causa do desnível da Serra do Mar, tem curvas muito acentuadas em declive e pode estar a qualquer hora do dia sob neblina intensa. Este trecho exige também uma boa condição dos veículos, pois requer bom estado dos freios, boa tração e aderência, sendo proibido o trânsito de veículos de carga e transporte coletivo de passageiros não autorizados pelo DER conforme portaria SUP/DER- 021-08/04/2014.

O vídeo abaixo mostra a descida da Serra do Mar na Oswaldo Cruz feito de bicicleta

A seguir, uma breve descrição do professor doutor Célio Soares Moreira, mencionando entre outros fatos, a rodovia Oswaldo Cruz antigamente
Eu era agrônomo, chefe da Estação Experimental de Ubatuba, uma localidade ainda em desenvolvimento, não tinha o movimento que existe hoje. Chegar até Ubatuba era uma aventura, estrada de terra, tinha que ir até Taubaté, não havia a rodovia dos Tamoios.

rodovia Oswaldo Cruz
Rodovia Oswaldo Cruz – trecho da Serra do Mar – 1959

Quando assumi a Estação Experimental de Ubatuba me empreguei como Chefe do IAC em Ubatuba. O Instituto Agronômico fornecia alguma condução para ir para lá. Era muito comum ir de jipe, esse jipe era resto de guerra, americano, descer a serra, era uma aventura, havia dois horários de ônibus, quem estava descendo ficava preocupado por não ter cruzado ainda com o ônibus. Quando cruzava não passava os dois veículos. Tinha que ajeitar.

Primeiro carro a descer a Estrada da Serra do Mar - Oswaldo Cruz - 1933 - Arquivo Edson Silva
Primeiro carro a descer a Estrada da Serra do Mar (rodovia Oswaldo Cruz) em 1933 – Arquivo: Edson Silva

Não havia trânsito?
Havia trânsito de caminhão de banana! Só que com o caminhão de banana era bem mais fácil de passar ao lado do jipe. O perigo era o ônibus, porque ele vinha despreocupado. Ali a cultura forte era a banana. Permaneci lá um ano e meio. Tinha uma casa na Estação Experimental, a comida era feita por uma empregada e era baseada em peixe. Quando havia sobra eles ofereciam de graça o camarão.

Construção da rodovia Oswaldo Cruz
O ano é 1933, local Alto da Serra Ubatuba – Taubaté, posto de descanso dos trabalhadores que ajudaram a construir aquela que seria mais tarde batizada de rodovia Oswaldo Cruz

O porto de Ubatuba era muito pequeno, não tinha frigorífico, toda semana passava uma barca com frigorífico. Eles pescavam e tinham que vender. Se a barca não passasse aquela semana, ou atrasasse três ou quatro dias o que tinha sido pescado podia estragar. Eu estava a sete quilômetros da cidade. Às vezes ia de bicicleta. Formei muitos amigos lá, a Cachaça Ubatubana era muito famosa, fabricada por uma família de Piracicaba que moravam na  Fazenda Velha, os Irmãos Chiéus, fabricavam a tradicional pinga.
Postado por José Ronaldo – Blog Coisas de Caicara.blogspot.com.br

Fonte de Informações:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Oswaldo_Cruz
http://ubatubense.blogspot.com/2011/01/em-resumo-hisoria-da-rodovia-oswaldo.htm
https://ubatubense.blogspot.com/2019/01/imagens-da-construcao-da-estrada.html