Portinho de Ubatuba

O antigo Cais do Grecco, chamado por muitos de Portinho de Ubatuba, está localizado na estrada Joaquim Lauro Monte Claro Neto, a mesma estradinha que leva até o Cais do Porto (“Caisão”).

Portinho de Ubatuba

É uma das atrações de Ubatuba, um local para contemplar a beleza da cidade, propício para fotos magníficas, com a grande quantidade de barquinhos, em sua maioria de pescadores. Uma visão esplêndida da Baía de Ubatuba, tendo a decoração da Serra do Mar ao fundo, com destaque para o imponente Pico do Corcovado.

O acesso é fácil, fica bem ao lado da estradinha, e não passa despercebido por quem ali transita. É comum ver as pessoas caminhando, correndo ou pedalando, além de alguns carros que vão até a fábrica de gelos que fica bem ao lado.

História
A construção deste pequeno píer, está relacionada com o passado de exploração em Ubatuba, vejam os detalhes escritos por nosso querido professor e historiador Zizinho @zizinhovigneron.

A exploração do granito verde de Ubatuba, hoje extinta por questão ambiental, fora durante alguns anos uma das economias significativas do munícipio. Teve o objetivo de atender tanto o mercado brasileiro como o mercado internacional. Essa atividade econômica trouxe para o município, novos empreendedores, empresários do ramo de comércio e exploração de granito.

Portinho de Ubatuba

A quantidade a ser explorada em diversos regiões do munícipio, era significativa, porém com um grande empecilho que era o escoamento da produção, ou seja, as precárias estradas que davam acesso a Ubatuba.

Isso obrigou a busca de outras alternativas para o embarque do produto. Nessa circunstância, a família Grecco, de Santo André / Mauá – Grande SP, já empresários do ramo de pedreiras, iniciaram seu investimento em Ubatuba. Na estrada do Cais do Porto (atual Estrada Municipal Prof. Joaquim Lauro Monte Claro), a família Grecco, passou a explorar o granito verde de Ubatuba, construindo uma pequena estrada para tratores e jeeps na parte do Morro Surutuba.

Portinho de Ubatuba

Para dar vazão a produção dos blocos de granito, na beira da costeira fora construído um pequeno atracadouro, em pedra, onde instalou-se um guindaste, para possibilitar o carregamento dos blocos colocados em enormes “chatas” (barcos utilizados tanto para o transporte de cargas quanto para pesca com bastante versatilidade), puxadas por barcos potentes e encaminhadas para outros portos.

Portinho de Ubatuba

Por isso o local durante muito tempo galgou o nome de Cais do Grecco. Mais tarde quando a família Grecco não tinha mais interesse econômico em Ubatuba, o Guindaste foi retirado mas uma pequena praia que tem ao seu lado é conhecida como Praia do Guincho, embora no passado tivesse o nome de Porto do Scongelo.

É sempre interessante conhecer a origem toponímica da região, ou seja, a história dos nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução.