Vai Chover…o quê fazer em Ubatuba?

Chove em Ubatuba

Nuvens formam-se nos céus do litoral norte paulista, não tem jeito, a previsão do tempo confirma, vai chover! 102 praias, cachoeiras, passeios de escunas, trilhas, passeio aéreo, mergulho… tudo adiado, mas o que fazer em dias chuvosos?

Realmente a precipitação atmosférica sobre Ubatuba é alta e esse fenômeno pode ser melhor entendido ao ler o livro “Ubatuba ou Ubachuva, uma Questão de Geografia” da professora Ophélia Alves Figueira de Camargo, mas a cidade tem o que fazer quando está chovendo.

No centro de Ubatuba os passeios incluem ir a uma boa sorveteria ou ao cinema, sendo também recomendado visitar as casas de artesanato, galerias de artes, lojas, bares e restaurantes de primeira qualidade (premiados por revistas especializadas em gastronomia) além de algumas opções de passeios culturais. O diversificado comércio da cidade proporciona aos turistas inúmeras opções que vão desde lojas de artesanato, artigos de moda-praia, decoração, até lojas de grife. Destaque para a Rua Guarani e para o Shopping Porto Itaguá, o melhor de Ubatuba, além da Casa do Artesão, na avenida Iperoig.

Também vale aproveitar para fazer um churrasco em família e amigos ou passar o tempo em um quiosque de frente para o mar apreciando uma porção de camarão, lula ou peixe. Se for uma chuva leve (sem relâmpagos), correr à beira mar e pedalar.
Verifique o calendário de festas e eventos em Ubatuba:(https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/calendario-turistico-e-municipal/), pois em algumas épocas temos a Festa de São Pedro, Festa do Divino, Feira da Nações, Festival do Camarão, Caiçarada entre outras atividades que podem ser visitadas.

Seguem algumas dicas de passeio:
Projeto TAMAR, Aquário de Ubatuba, Casa do Artesão, Feita de Arte e Artesanato (“Feirinha”), Shopping Porto Itaguá, Shopping Fluir, Center Shopping Rosário, Livraria Nobel, Teatro Municipal, Tachão de Ubatuba, Padaria Integrale, Mercado Municipal de Pescados, Passeio pela Rua Guarani, Galeria “Terra de Santa Cruz”, Club 180º e Casa da Farinha.

Projeto TAMAR
Desde 1991, o TAMAR vem atuando em Ubatuba, e esta foi a primeira base instalada em área de alimentação no litoral brasileiro, desenvolvendo o programa de proteção das espécies, com atividades voltadas à educação ambiental, pesquisa científica e ações sociais e comunitárias, sempre envolvendo os moradores locais.

Projeto TAMAR
Projeto TAMAR

A Base do TAMAR em Ubatuba, conta com um centro de visitação, onde estão expostas em tanques, exemplares vivos de quatro diferentes espécies de tartarugas marinhas, uma maquete representando a desova e nascimento de filhotes, painéis fotográficos, museu com peças naturais, auditório de exibição de vídeos, biblioteca para consulta, loja de “souvenirs”, lanchonete e ainda o Museu Caiçara.
Rua Athanazio da Silva, 273, Jardim Paula Nobre (12) 3832-6202 / 7014
https://www.tamar.org.br/base.php?cod=21

Aquário de Ubatuba
O Aquário de Ubatuba é um empreendimento privado, tendo entre seus atrativos vários tanques de água salgada (e um dos maiores tanques marinhos do Brasil com 80.000 litros). Localizado na rua mais charmosa de Ubatuba o Aquário tem grande variedade de peixes, tubarões, arraias e pinguins  e dispõe de um terrário na entrada com tartarugas e jacarés.

Aquário de Ubatuba

Uma das grandes atrações é o tanque de contato e manuseio que permite a aproximação entre os  visitantes  e  diversos  exemplares  de invertebrados marinhos, como pepinos e estrelas do mar, ouriços, arraia e quítons sempre com a orientação de monitor especializado. O Pinguinário é onde o visitante vê de perto os curiosos e fascinantes Pinguins-de-Magalhães. Dentro do Aquário de Ubatuba também temos a oportunidade de visitar o O Museu da Vida Marinha que retrata a evolução e biodiversidade dos mares, desde pequenos invertebrados como o plâncton, até grandes mamíferos marinhos como as baleias.
Horário de funcionamento:
Durante o ano letivo: Domingo à Quinta – 10h às 20h,  Sexta, Sábado e feriado – 10h às 22h.
Durante as férias escolares, aberto diariamente – 10h às 22h. https://aquariodeubatuba.com.br/.

Casa do Artesão
A Casa do Artesão de Ubatuba, é uma associação de artistas locais, que comercializam seus artesanatos dos mais variados tipos expostos em uma loja no Centro de Ubatuba. Para quem gosta de visitar pontos turísticos, e comprar lembrancinhas para os familiares, a Casa do Artesão reúne os melhores artesanatos para todos os gostos, e é um local interessante para conhecer um pouco da história e cultura da cidade.

Casa do Artesão

A variedade dos artesanatos, tais como, bonecas de pano, entalhes, peças decorativas, brinquedos, bijuterias, instrumentos musicais, cerâmicas, “biscuits”, velas, artefatos de madeira, mosaico e crochê, aumenta a possibilidade de agradar todos os visitantes, além de proporcionar aos turistas uma aproximação com a cultura popular dos moradores de Ubatuba.
Avenida Iperoig, 10 – Centro de Ubatuba.
https://www.facebook.com/casadoartesaodeubatuba/

Feira de Arte e Artesanato (“Feirinha”)
Localizada na Praia do Iperoig, região central de Ubatuba, a Feira de Artesanato é parada obrigatória para turistas e moradores do litoral norte de São Paulo, pois conta com vários produtos e serviços de artesãos do litoral e do estado. Os artesãos do município em sua maioria produzem cestaria, trançado, entalhe e escultura em madeira. Os pintores tradicionais utilizam cores vivas e vibrantes sobre peças de cerâmica ou madeira, modeladas e estruturadas com as mesmas formas desenvolvidas por seus antepassados.

“Feirinha” do centro

A “Feirinha” como também é chamada é muito antiga, desde meados da década de 80, sua instalação é 100% coberta sendo um ótimo passeio para quem quer comprar uma lembrancinha. É possível encontrar artigos exóticos, bijuterias da moda, artigos indianos, luminárias artesanais, fazer “tererê”, “dread”, tatuagem de henna, comprar roupas e até moveis, mesmo que não se compre nada vale a pena dar uma passada por lá.
Avenida Iperoig – Centro de Ubatuba (em frente a Casa do Artesão).
https://www.curiosidadesdeubatuba.com.br/feira-de-arte-e-artesanato-em-ubatuba/

Shopping Porto Itaguá
É um shopping pequeno, mas um centro de entretenimento para a família, localizado no bairro do Itaguá, na movimentada avenida da praia, próximo ao centro da cidade.

Shopping Porto Itaguá

Inaugurado em dezembro de 2001, com dois pisos e cerca de 42 lojas, é um espaço de compras, lazer com playground, cervejaria com show ao vivo, pizzaria, sorveteria, café, tabacaria, praça de alimentação, banco 24 horas e cinema (http://www.cinemasdolitoral.com.br/). Um dos equipamentos de entretenimento que integram o cinema, exibe sucessos de bilheteria em 2D e 3D.
Rua Leovegildo Dias Vieira, 530.
http://shoppingportoitagua.com.br/novo/

Shopping Fluir – Centro
Um espaço pequeno mas aconchegante, localizado em frente a Praia do Iperoig, região central de Ubatuba. Além de algumas lojas interessantes, temos uma pista de boliche, ainda que pequena, é muito procurada.

Shopping Fluir

É muito bom desfrutar de uma partida de boliche desenvolvendo a coordenação motora, o esquema corporal, além de propiciar socialização, integração entretenimento e prazer. Com a vantagem de poder ser praticado por diferentes pessoas, não importando a idade, o peso ou a altura. É simples, mas vale a pena conhecer o boliche de Ubatuba.
Avenida Iperoig, 166
https://www.facebook.com/shoppingfluir/

Center Shopping Rosário – Praia Grande
A posição da Praia Grande é estratégica, pois é próxima ao centro, tem infraestrutura privilegiada e em sua orla, um grande número de quiosques são uma atração à parte. Bebidas em geral, frutos do mar e outras especialidades gastronômicas são encontrados em abundância. Todos possuem amplas varandas com mesas e cadeiras para curtir um ambiente de bar à beira da praia.

Shopping Rosário – Praia Grande

E na marginal da rodovia Rio-Santos bem em frente a praia temos o Center Shopping Rosário, um dos melhores para comprar lembranças. O local possui apenas um piso, com vários boxes e alguns quiosques em sua entrada e não possui lojas convencionais de shopping. Durante as noites de final de semana, feriados ou alta temporada temos uma grande movimentação de turistas em seu entorno.
Av. Maria R J de Oliveira, 1459-1519 – Praia Grande – Ubatuba.
https://www.facebook.com/pages/Center-Shopping-Rosario/1428908457353160

Livraria Nobel
A Nobel é um local agradável, localizado próximo ao centro de Ubatuba, sendo possível encontrar além dos lançamentos atuais, livros que falam da cultura e história de Ubatuba e dispõe de um belo espaço para leitura.

Livraria Nobel

Estão disponíveis livros como “Ilha Anchieta, rebelião, fatos e lendas”, “Eu tenho meu sonho” que narra os “causos” do Sr. Zé Pedro (Casa da Farinha), ou “Ubatuba ou Ubachuva uma Questão de Geografia” da professora Ophélia Alves Figueira de Camargo. A livraria tem um espaço charmoso para tomar um café que vale a pena conhecer. Rua Carlos Drummond de Andrade, 20, (12) 3833-3033. http://www.nobelubatuba.com.br/

Teatro Municipal
O Teatro Municipal de Ubatuba tem capacidade para receber 488 pessoas, consta com sofisticado sistema de segurança contra incêndio e tem um design interior muito bonito impressionando os visitantes.

Teatro Municipal

Recentemente foi batizado de Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e está localizado no coração da cidade de Ubatuba, na mesma praça da Igreja Matriz Exaltação da Santa Cruz.
Praça Exaltação a Santa Cruz – Telefone: (12) 3833-1191
https://www.facebook.com/agendateatromunicipaldeubatuba/

Tachão de Ubatuba
Vale a pena visitar esta doceria fabricante da bananinha tradicional, com chocolate ou canela. Um local para um ótimo café expresso, comprar na lojinha de fábrica os doces e temperos além de ter um sorvete muito diferente: “sorvete ao forno”, composto por um bolo, salada de frutas, sorvete e cobertura de marshmallow gratinado.

Sorvete ao forno

Esta é uma das curiosidades gastronômicas da cidade, uma sobremesa única, e interessante, pois por fora é quente e internamente gelado. Rua Javaés, 20 – Itaguá – (12) 3836-1481 https://www.tachao.com.br/

Padaria Integrale
Esta é mais uma curiosidade e atração de Ubatuba! Instalada em ambiente aconchegante, propício para um café, com produtos 100% integrais, este é o cardápio da padaria Integrale, a primeira 100% integral do Brasil, com massas enriquecidas com fibras e levedura de cerveja, que contém todo complexo B de vitaminas.

Café da manhã na Integrale

O sal utilizado é marinho e quando se usa óleo, é o de girassol, rico em vitamina E ou o azeite extra virgem de oliva. Nas massas que contêm açúcar, é usado o mascavo. Em nenhum produto se usa conservantes ou aditivos químicos. Pães de linhaça, 8 grãos, uva com canela, quarteto, oliva, oliva negra, australiano, juçara com granola e integralzinho garantem o sucesso da casa, e ainda pode-se pedir para fatiá-los como se fossem pão de forma.
Rua Dr. Esteves da Silva, 360 Centro  – (12) 3836-1836,
Integrale Praia Grande Av. Atlântica, DNA (12) 996 617 633
Horário: Seg. a Sab. das 7:30 às 20:30hs, Domingo até às 19hs.
https://www.padariaintegrale.com.br/ .

Mercado Municipal de Pescados – Ilha dos Pescadores
Localizado na região central, dentro da Ilha dos Pescadores, no Rio Grande de Ubatuba, está o Mercado Municipal de Pescados. A maioria das peixarias da cidade ficam dentro da Ilha, onde está o Pier dos barcos de pescas da cidade. É um ponto para visitar, comprar frutos do mar, alugar um barco para passeio, conversar e conhecer as histórias dos pescadores caiçaras.

Mercado Municipal de Pescados

A estrutura do local abriga, cerca de 60 pescadores artesanais e alguns comerciantes. Também é possível comprar palmito e artesanato, diretamente dos indígenas da tribo Alto da Boa Vista (localizada no Prumirim). O Mercado Municipal possui câmara frigorífica e funciona diariamente no horário comercial.
Barra dos Pescadores S/N – Centro (12) 3833-3500

Passeio pela Rua Guarani
Esta é a rua mais charmosa de Ubatuba, um dos pontos de passeios mais procurados pelos turistas que visitam a cidade. Nesta rua temos o Aquário de Ubatuba, várias lojas de artesanato, roupas, a livraria Nobel, e um comércio de qualidade e diversificado. Também na Rua Guarani temos a Galeria “Terra de Santa Cruz”.

Galeria “Terra de Santa Cruz”

Para quem busca um tour gastronômico, temos alguns cafés e docerias, restaurante italiano, rodízio de pizza, creperia, sorveterias, restaurante com pratos tradicionais caiçaras entre outras opções. A Rua Guarani tem identidade própria e características urbanísticas que encantam a todos os visitantes. Concentra um diversificado comércio de entretenimento e gastronomia, ideal para passeios em família.

180º Ubatuba – Entretenimento
Para quem busca mais agito, vale a pena conferir a agenda (http://www.180ubatuba.com.br/agenda.php) desta casa noturna. O 180° Ubatuba é um dos mais respeitados clubs noturnos do Brasil e do mundo. Localizado na Praia do Matarazzo desde 1996, em uma península, em meio a Mata Atlântica e sobre o mar, o club possui estrutura completa para receber 4.000 pessoas com duas pistas de dança, espaço para shows, deck open air, sete bares, pizzaria, área vip, camarotes exclusivos e ainda apresentações dos maiores artistas do mundo da música.

Foto extraída de https://www.facebook.com/watch/?v=2060440240649088

O club 180° atravessa gerações de baladeiros e é reconhecido por seus frequentadores, parceiros e fornecedores, como um dos principais clubs do país.
Rua Cuaquira, 535  – Prainha do Matarazzo
http://www.180ubatuba.com.br

Casa da Farinha
A Casa da Farinha, está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, ao lado de um rio límpido e raso, e é basicamente uma construção diferente, com um grande moinho e uma roda de engenho, movida pelas forças das águas. O acesso é no km 12 da Rodovia Rio-Santos e após 2,4 Km por estrada de terra, sutil que parece querer penetrar no interior da Mata Atlântica, passando por algumas vilas de moradores e pela Capela de São Pedro, chega-se ao local.

Casa da Farinha

A região que abriga a Casa da Farinha é conhecida como Sertão da Fazenda ou Fazenda da Caixa e reúne famílias que chegaram ao local na década de 50, remanescentes de quilombos e representados pelo Mestre Quilombola, “Seu Zé Pedro”. Que se orgulha em dizer: “Fui  criado aqui e também criei aqui meus onze filhos. Aqui mantemos nossas raízes e nossa cultura e o meu sonho é manter isso vivo”.

Estas são algumas dicas de entretenimento do que fazer em Ubatuba se chover, afinal, dizem que: “vale mais um dia de chuva na praia do que um de sol dentro do escritório ou da fábrica trabalhando”, você também concorda com isso?