Trilha até a Costeira do Saco da Mãe Maria

Como a trilha até a costeira parte da rodovia Rio Santos, se for preciso estacionar um veículo, a alternativa é deixar na Praia Vermelha do Norte e vir andando com cuidado pelo acostamento, até o início da trilha.

Trilha para Praia Saco da Mãe Maria

Esta é uma trilha de nível fácil, usada com frequência pelos pescadores locais. Em alguns trechos temos um percurso estreito e com a presença de “capim navalha”, sendo recomendado usar camisa de manga comprida.

Em determinado ponto temos uma bifurcação à direita e deve-se subir um pequeno morro, onde olhando para trás, teremos uma vista deslumbrante da Praia Vermelha do Norte. Seguindo até o final, fazemos uma breve descida, bem inclinada e chegamos a costeira do Saco da Mãe Maria.

Praia Vermelha do Norte vista da trilha

Nesta costeira temos uma bela visão da Baía de Ubatuba, com o “Morro da Antena” ao fundo, e avistamos à direita, lá embaixo, a Praia Saco da Mãe Maria.

Trilha da rodovia até a costeira do Saco da Mãe Maria
Vista da costeira do Saco da Mãe Maria

Para “pisar na areia” da Praia Saco da Mãe Maria, é preciso iniciar uma nova trilha, um pouco antes da descida para esta costeira, um percurso que deve ser feito com cautela, prestando atenção aos apoios de mão, pois temos algumas árvores com espinhos em seu tronco.

A forma geográfica da praia de um “saco”, sugere o nome, porém ninguém sabe exatamente porquê “Mãe-Maria”, alguns ousam dizer que em tempos passados havia uma senhora chamada Maria, que morava na redondeza.

Praia Saco da Mãe Maria lá embaixo

Mais uma vez recomendamos que somente faça trilhas acompanhado de um guia credenciado, além de mais seguro, é uma ótima oportunidade para conhecer mais da região, sua história e costumes.