Trilha pela Costeira até a Praia do Português

A Praia do Português como é popularmente conhecida (pois seu nome original é Prainha do Félix), localizada na região norte, é sem dúvida uma das mais belas de Ubatuba. Um verdadeiro paraíso e que praticamente todos que visitam a cidade, querem conhecer. 

Canto Direito da Praia do Félix – Início da trilha

Muitos fazem lindos vídeos da praia, incluindo filmagens aéreas, mas raro encontrarmos um filme com detalhes da trilha, daí a ideia de fazer este post. O acesso terrestre até a Praia do Português não é complicado, mas é preciso seguir alguns cuidados para não ter problemas.

O caminho se inicia no canto direito da Praia do Félix e é realizado parte pela água, parte pela costeira, por sobre as pedras. Usualmente à agua bate nos joelhos, mas normalmente temos ondas e se não estivermos com os pés firmes no chão é possível uma queda contra as pedras.

Praia do Félix vista da trilha

Outro cuidado é que em alguns pontos temos uns “buracos” e se não for percebido, pode-se prender o pé e também causar machucados. A atenção deve ser também em relação as pedras que podem estar escorregadias, e também pode ter a presença de cobras (isso mesmo), pois lembre-se, estamos em plena área de Mata Atlântica, e algumas pessoas já relataram este fato.

Trilha para o Português
Passagem entre as rochas

O tempo de trajeto é relativamente rápido, cerca de 5 a 7 minutos, fazendo com calma e observando os passos. Temos que passar por entre rochas (uma fenda), e aí mais uma preocupação, pois se a maré subir, a volta será muito complicada, pois a água do mar em função das ondas inclusive, pode até fechar esta passagem.

Praia do Português

Por estes motivos, recentemente algumas placas foram colocadas, avisando que se o turista quiser pode visitar a Praia do Português de barco, ou mesmo “pedir socorro” caso a maré suba, recomendamos então que anote o número do celular que estiver na placa antes de fazer a trilha.

Praia do Português
Praia do Português

É importante darmos estas recomendações, para que o visitante tenha este prévio conhecimento, apesar de ser uma trilha muito frequentada.

Lembre-se: Curta o lugar, não deixe seu lixo na praia, respeite o meio ambiente, sirva de exemplo para outros que também querem desfrutar da natureza.