Praia da Barra Seca

A Praia da Barra Seca está localizada próxima a região central de Ubatuba, e seu acesso usual é a partir da rodovia Rio-Santos Km 43, sendo 600 metros até a praia.

Barra Seca

A praia ainda tem muito da cultura caiçara preservada, um cenário rústico, com águas calmas, boa para esportes náuticos, bares na praia, marina com barcos de pesca, alguns coqueiros, uma comunidade de pescadores e uma criação de mexilhões em sua encosta.

A Barra Seca está separada da Praia do Perequê Açú pelo Rio Indaiá, e também é comum seu acesso bastando cruzar o rio com a maré baixa.

Outro acesso possível a esta praia é a partir da rodovia Rio Santos mais próximo a Praia Vermelha do Norte, temos uma pequena trilha que chega até o canto esquerdo da Praia da Barra Seca.

Barra Seca

É uma praia de média extensão, com destaque para a tranquilidade do lugar, que permanece com características caiçaras. Interessante que normalmente, apenas uma estreita faixa de areia fica disponível, devido à belíssima vegetação de mangue e jundus que avançam sobre a praia no canto esquerdo.

Barra Seca

Uma das atrações desta praia é o quiosque Vila do Pescador, rústico e com muita energia positiva, um espaço  muito agradável, com espaço para massagem à beira mar, muitas vezes com música ao vivo, comida e bebida boa com preço justo, e algumas dicas são experimentar o cuscuz de frutos do mar, o bolinho de arraia e o pastel disco voador.

Barra Seca

A Barra Seca, disponibiliza alguns campings, mas não tem uma infraestrutura de comércio sofisticada como a vizinha Praia do Perequê Açu.

A seguir filmagem aérea das Praias da Barra Seca e Perequê-Açú filmada de paratrike da @ubafly:

É comum a presença de pescadores na foz do Rio Indaiá e também algumas pessoas “capturando corruptos (*)”, enterrados em suas areias, que são moluscos bivalves que habitam águas arenosas ou lodosas, e cuja carne é muito apreciada.

(*) Corrupto (Callichirus majorStimpson)
Este é um crustáceo de aproximadamente 20 centímetros de comprimento, tendo o abdome com coloração amarelada. Possui garras em forma de pinças sendo uma delas bem maior que a outra. São apelidados de corruptos, pois são muitos, não “aparecem” e são difíceis de capturar.

Barra Seca - Corrupto

Vivem em praias rasas de areia fina, próximos à linha d’água, em profundas tocas verticais escavadas na areia. Quanto maior o buraco, maior o animal que nele habita. Alimentam-se de matéria orgânica em decomposição e de pequenos animais. Geralmente seus buracos ficam expostos apenas durante a maré baixa. Nos buracos cobertos pela água, o corrupto estará mais próximo à superfície.

Sua captura é possível com a ajuda de uma bomba de sucção feita de canos de PVC e uma borracha de vedação interna. Para capturá-lo posicione a bomba perpendicularmente ao chão e bombeie rápida e vigorosamente, dedique seu esforço aos buracos que apresentarem alguma atividade, como um pequeno jorro de água e areia, ou de matéria fecal com aparência de chocolate granulado. Caso o animal não surja, tente a segunda vez, sempre prestando atenção à água no buraco.

O corrupto é uma excelente isca para peixes marinhos, vem sendo capturado e utilizado por pescadores amadores ao longo das praias oceânicas do litoral brasileiro, desde a costa nordeste até a costa sul.

Fonte de Informação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrupto