20/01 – Festa de São Sebastião na Comunidade do Bonete

20/01 – Festa de São Sebastião na Comunidade do Bonete

A Festa de São Sebastião em Ubatuba é realizada na comunidade caiçara do Bonete, localizada na região sul da cidade, no meio da belíssima Trilha das 7 Praias. Iniciando a trilha no canto esquerdo da Praia da Lagoinha, passamos pela Praia do Oeste e Praia do Perez até alcançarmos a Praia do Bonete (que não tem residências). Seguindo pela trilha chegamos na Praia Grande do Bonete, atravessando a extensão da praia, no canto esquerdo chegamos a comunidade. Por esta trilha, cerca de 50 minutos.

Festa de Sao Sebastiao do Bonete - Extraída do site da PM de Ubatuba
Festa de Sao Sebastiao do Bonete – Extraída do site da Prefeitura de Ubatuba

Outra forma de chegar até esta comunidade é a partir da Praia da Fortaleza, uma trilha mais rápida, porém muito íngreme. Dia 20 de janeiro é comemorado o dia de São Sebastião, o padroeiro desta comunidade. É uma festividade muito antiga de Ubatuba (o registro consta que o início foi em 1848) e são várias atividades, como corrida de canoa caiçara, corrida de SUP, atrações musicais, culturais e claro, a procissão de barcos, que sai da Praia Grande do Bonete e vai até a Praia da Lagoinha. Esta celebração mantem viva e pulsante a cultura de seu povo e desta forma, as novas gerações não perdem a sua essência.

A realização do evento fica por conta da Associação Catifó que reúne os moradores caiçaras da comunidade do Bonete. Catifó é o nome dado a uma semente que os antigos habitantes utilizavam para gerar o óleo levado às lamparinas, nos tempos em que a comunidade não dispunha de luz elétrica. Hoje dá nome a esta associação que reúne moradores e apoiadores da comunidade.

Procissão de São Sebastião - Imagem de @supubatuba
Procissão de São Sebastião – Imagem de @supubatuba

Além de São Sebastião (festa comemorada em Janeiro), temos também a festa de Nossa Senhora de Santana (comemorada na última semana de Julho). A Praia Grande do Bonete já foi palco de grandes festividades e roças, que produziam principalmente mandioca, cana, banana, café, frutas e plantas de uso medicamentoso, como o chá preto. Como toda pequena vila de caiçaras, o tempo, e as atividades cotidianas eram movidos pelo calendário dos períodos de colheita e pesca e também pelo calendário religioso.

Capela São Sebastião - Praia
A Capela de São Sebastião localizada no meio da comunidade

Capela de São Sebastião
Estando no canto esquerdo da Praia Grande do Bonete, caminhando tranquilamente a partir da praia, são cerca de 5 minutos até chegar a capela de São Sebastião, que está localizada no “coração” desta comunidade, ao lado também da escola local.

Além de sua história, esta capela guarda uma belíssima imagem de Jesus Cristo, feita em bronze, confeccionada pelo artista Alberto Frioli, em sua antiga fundição que era localizada na Praia do Perez.

Jesus Cristo de bronze na Capela São Sebastião
Jesus Cristo de bronze e a imagem de São Sebastião à sua direita

Fontes de Informações:
https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/territorios-protegidos
www.jornalmaranduba.com.br/pdf/jornalmarandubanews07web.pdf