Trilha Fluvial no Rio Fazenda

Esta Trilha Fluvial é um dos mais interessantes passeios do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, uma atividade realizada pelo manguezal do Rio Fazenda, em barcos conduzidos a remo, com capacidade de transporte para até 10 pessoas. Este passeio é acompanhado por monitores ambientais credenciados do PESM.

Trilha Fluvial Praia da Fazenda
A trilha fluvial permite observar a flora específica desse ecossistema e diversas espécies de caranguejos, aves e vestígios de animais que visitam o local. Durante o percurso o visitante pode conhecer os aspectos do meio físico que condicionam as características do manguezal e vegetação de restinga. É possível também observar os processos erosivos e de sedimentação da dinâmica dos rios no encontro com o mar. Uma opção interessante é também realizar esta trilha ao anoitecer, para comparar e observar a presença de animais com hábitos noturnos.

Trilha Fluvial

Considerado berçário do mar, o manguezal é um ambiente exótico, diferente do intenso azul das praias. Água escura, salobra (mistura de água doce e salgada), vegetação com raízes à mostra, solo preto e cheio de texturas, grandes caranguejos azuis (“guaiamus”) ou vermelhos, garças e andorinhas. Este é o cenário admirado por aqueles que se aventuram na trilha fluvial, pelo manguezal do Rio Fazenda, um passeio que dura cerca de duas horas.

Ao longo da trilha fluvial, o monitor rema suavemente sobre as águas do mangue, explicando a importância deste ecossistema e as espécies encontradas. Peixes como Paraty, Carapeva, Caratinga, Robalo e Tainha sobem o rio para desovar e se criam neste ambiente calmo e rico em matéria orgânica. Com sorte, é possível avistar mamíferos como lontras, capivaras e cachorros do mato. Este recanto é uma verdadeira paisagem do “Paraíso Paulista”, como é também é chamada Ubatuba.

O agendamento pode ser feito previamente através do telefone (12) 3832-1397  ou e-mail: [email protected] O preço do passeio depende da quantidade de pessoas do grupo, e o valor é revertido para a manutenção das unidades de conservação do PESM.

Recomendações:
Leve na mochila: água, lanche, repelente, protetor solar, toalha.
Vista-se adequadamente com tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos e boné.

Fonte de Informações: https://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/atividade/trilha-fluvial-no-rio-fazenda/
Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EgR0mvrP04A