Trilha para a Praia de Surutuba

Ubatuba tem 102 praias catalogadas, algumas muito escondidas com acesso terrestre por trilha, de acesso difícil como é o caso da pequena Praia de Surutuba. Localizada na região norte de Ubatuba entre a Praia da Justa e a Praia da Puruba, a trilha até a Praia de Surutuba parte da mesma trilha que liga a Praia da Justa até o Rio Quiririm (que ao atravessá-lo estamos ao lado do campo de futebol da Praia da Puruba).

Trilha para Praia de Surutuba

Iniciamos a trilha no canto direito da Praia da Justa, com uma subida contínua e logo após cerca de 600 metros, estamos em uma área de bambuzal. Esta é a referência para tomarmos uma nova trilha à esquerda. O início deste novo trecho é uma forte subida, e depois uma descida que exige muito cuidado, e em alguns pontos é necessário descer sentado.

Recomendamos o uso de um bastão de caminhada, que é muito útil, pois dá mais firmeza na descida e nos auxilia na inspeção de possíveis buracos escondidos por baixo da folhagem por exemplo.

Trilha para a Praia de Surutuba
Neste Bambuzal temos o desvio para a Praia de Surutuba

Esta trilha tem cerca de 500 metros até chegarmos na areia da belíssima Praia de Surutuba, o que resulta aproximadamente 1,1Km desde o canto direito da Praia da Justa. Durante nosso percurso, observamos algumas árvores caídas no meio da trilha e também tivemos a companhia de 4 simpáticos cães, que nos seguiram desde o início.

Trilha para a Praia de Surutuba

Mas a atenção nesta trilha deve ser constante, pois é um percurso por dentro da Mata Atlântica e devemos tomar cuidado, pois esta é uma trilha pouquíssimo usada, com alguns buracos, uma descida íngreme, vários formigueiros no meio da trilha e com a possível presença de animais peçonhentos, como jararacas e jararacuçus, que neste dia não avistamos nenhuma, talvez até por conta da presença dos cães.

Trilha para a Praia de Surutuba

A Praia de Surutuba é minúscula, cerca de 8 metros de largura, com areia clara e firme. Nos dois cantos temos costeira rochosa e ao fundo também de pouca extensão, a presença da Mata Atlântica preservada. A visão do mar, das ilhas e praias no horizonte impressionam e um detalhe importante, é que com a maré alta a praia desaparece.

Trilha para a Praia de Surutuba

Importante também mencionar para que não se realize esta trilha, sem a presença de um guia credenciado e que conheça bem a região. Além de mais seguro, é uma oportunidade para conhecer mais da cultura e hábitos locais.