Festa de São Pedro Pescador

A Procissão Marítima da Festa de São Pedro em Ubatuba, teve início em 29 de junho de 1954, uma segunda-feira, com poucos barcos mas uma quantidade enorme de canoas. Como era uma novidade, o povo se aglomerou na entrada da Barra do Rio Grande, agitando lenços brancos, enquanto o foguetório anunciava a saída do andor que estava sendo levado pelo barco do Sr. Freitas.

Festa de São Pedro - Ubatuba

Aos poucos esta tradição da procissão no mar foi se firmando, com barcos enfeitados com folhas de bambu e “coco pindova” e bastante bandeiras de papel colorido.

Atualmente o dia 29 de junho é feriado municipal e, neste dia, os pescadores trazem São Pedro em procissão da Igreja Matriz até a Barra do Rio Grande, onde, já com seus barcos enfeitados, seguem procissão. Um dos barcos leva a imagem do Santo e todos percorrem a Baía de Ubatuba, onde é feita a Benção dos Anzóis.

A comemoração ao Santo Padroeiro dos Pescadores na cidade de Ubatuba teve início no dia 29 de junho de 1923. Um fato interessante é que apesar das missas serem dedicadas ao Padroeiro Pescador, a imagem de São Pedro chegou a Ubatuba somente em 1942, trazida pelo padre alemão Hans Beil. A Festa de São Pedro ocorre no momento, em que a pesca da tainha está no auge.

Festa de São Pedro - Tainha na Brasa

Durante os meses de maio a julho, a tainha, proveniente do Rio Grande do Sul, faz uma migração na costa brasileira, passando por Ubatuba e possibilitando ao caiçara uma “abastança” (fartura), nas Festas de São Pedro. Daí a tradição de fazer a “sobrepau” (tainha assada sobre brasas, colocada em cima de galhos de goiabeira verde).

Festa de São Pedro

O período festivo se inicia alguns dias antes de 29/06, e apresenta uma programação diversa que inclue a barraca da tainha, procissão marítima, corrida de canoas, apresentações de grupos tradicionais e shows locais, são atrações que recebem a população local e os viajantes de braços abertos para encerrar o mês de junho de forma brilhante.

A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, em parceria com a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a Colônia Z10 de Pescadores, a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA) e o Fundo Social de Solidariedade. O patrocínio é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Companhia Municipal de Turismo (COMTUR).

Confira a programação de 2018:

Shows musicais, corrida de canoa caiçara, apresentação de grupos tradicionais e de cultura popular, tainha assada e muito mais atrações fazem parte da programação da 95ª Festa de São Pedro, que acontece entre os dias 27 de junho e 1 de julho, na Praça de Eventos de Ubatuba.

Na abertura oficial do evento, na quarta-feira, 27, às 20 horas, será feita homenagem ao mestre caiçara Orlando Antonio de Oliveira, a quem é dedicada a 95ª Festa de São Pedro. Falecido em 2016, mestre Orlando durante décadas se dedicou à preservação e à disseminação das manifestações culturais na cidade de Ubatuba como a Folia do Divino Espírito Santo, Folia de Reis e o fandango caiçara.

Outro destaque da abertura é o tradicional concurso Rainha dos Pescadores, às 21h30, no palco central da praça de Eventos. Nesse mesmo espaço, durante todos os dias, o público irá conferir também apresentações musicais de diversos estilos, além de grupos de congada, maracatu e música popular.

Uma dezena de barracas servirá diferentes opções de comidas e bebidas, com destaque para a barraca da tainha, coordenada pela Colônia de Pescadores Z10.

No dia 29, Dia de São Pedro Pescador, feriado em Ubatuba, acontece a tradicional procissão marítima e benção dos anzóis. Já a corrida de canoa caiçara é um dos destaques da manhã de encerramento, no domingo, dia 1º, data em que ocorrerá também a premiação para os vencedores da corrida de canoa e para o barco melhor decorado da procissão.

A 95ª Festa de São Pedro é organizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), em parceria com a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, Colônia de Pescadores Z10, Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA) e Companhia Municipal de Turismo (Comtur). O patrocínio é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Incorporadora Saint Martin.

Festa de São Pedro - Ubatuba

27/06 – Quarta-feira

19h Procissão do mastro de São Pedro Pescador (saída Sobradão do Porto)

19h Procissão de canoa caiçara (saída Praia do Matarazzo)
20h Abertura oficial do evento | Homenagem ao Mestre Orlando (Vila Caiçara)
20h30 Xiba e Fandango Mestre Orlando (Vila Caiçara)
21h30 Concurso Rainha dos Pescadores 2018
Participação da Oficina de Dança do Ventre da FundArt.
23h Leandro César e Juliano

Estátua de São Pedro

28/06 – Quinta-feira

17h “Pirão de Histórias” com Claudia Oliveira

18h Puxada de Rede – E.M. Padre José de Anchieta (Vila Caiçara)
19h Grupo Xondáro Mirim Mborai – Aldeia Indígena Boa Vista (Vila Caiçara)
20h Banda Lira Padre Anchieta
21h Karina Braz
22h30 Adriano e Juliano

29/06 – Sexta-feira “Dia de São Pedro Pescador”

13h30 Procissão marítima e “benção dos anzois” (saída da Igreja Matriz)

15h Missa campal
18h “Pirão de Histórias” com Claudia Oliveira (Vila Caiçara)
19h Dança da Fita (Vila Caiçara)
19h30 Concertada (Vila Caiçara)
20h30 Congada de Bastões de São Benedito (Vila Caiçara)
21h Kauze!
22h30 Trio Macaíba

30/06 – Sábado

9h Peregrinação da Folia do Divino (Barra dos Pescadores)

13h O Grito de Maria (Vila Caiçara)
14h Miramar Rodrigues (Vila Caiçara)
18h “Pirão de Histórias” com Claudia Oliveira (Vila Caiçara)
18h30 Cantamar (Vila Caiçara)
19h30 Fandango Caiçara (Vila Caiçara) 
20h30 Leilão “Remos de Ubatuba” (Vila Caiçara)
Grupo Setorial de Artes Plásticas e Visuais da FundArt.
21h30 Edu Souza Trio
23h Sr. Bamba
00h30 Baile de Fandango (Projeto Sementes Caiçaras | Edital ProacSP)

01/07 – Domingo

9h Corrida de canoa caiçara | Soltura de tartarugas com Projeto Tamar

13h Premiações da corrida de canoa caiçara e procissão marítima
14h Maracatu Itaomi (Vila Caiçara)
15h Miramar Rodrigues (Vila Caiçara)
18h “Pirão de Histórias” com Claudia Oliveira (Vila Caiçara)
18h30 Quadrilha Cortiço (Vila Caiçara)
19h Fandango Bacurau (Vila Caiçara)
20h Sunday Travels
21h30 Sondbroder

Para mais detalhes da festa, visite o site da Fundart: www.fundart.com.br

Fonte:
https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/95a-festa-de-sao-pedro-de-ubatuba-comeca-na-quarta-27/https://www.ubatuba.sp.gov.br/fundart/vem-ai-a-94a-festa-de-sao-pedro-pescador-de-ubatuba-confira-a-programacao-completa/