O que fazer quando encontramos uma criança perdida na praia?

O que fazer quando encontramos uma criança perdida na praia?

Esta é uma informação de “UTILIDADE PÚBLICA” que vale a pena ser compartilhada. Durante o verão e feriados prolongados, as praias ficam cheias e o descuido dos pais ou responsáveis podem causar a perda de crianças. Ninguém quer que isso aconteça, todo cuidado é pouco, a atenção tem que ser constante com estes pequenos e nunca devemos deixá-los andar sozinhos pela praia. Tudo o que tem na beira da praia é feito para distrair, e as crianças se confundem. Para elas, todos os guarda-sóis são iguais.

Prevenção para crianças na praia
Prevenção para crianças na praia

Quem frequenta praias com criança sabe que esse é um risco: a criança pede para ir até ali na água, ela está ali brincando, você se distrai e de repente: cadê? Mesmo para quem não tem filhos, provavelmente já se deparou com situações de ver bombeiros ou banhistas, em busca dos pais ou responsáveis de uma criança ou então de pais procurando os filhos. Esperamos que isso não aconteça, mas é melhor prevenir sempre, né?

Se acontecer, tente manter a calma. Se estiver sozinho, peça ajuda às pessoas ao redor e procure não sair do local onde a criança desapareceu ou ir direto ao ponto de encontro combinado, um posto de guarda-vidas, preferencialmente. Caso não encontre a criança, faça um boletim de ocorrência o mais rápido possível. No Brasil, há uma Lei da Busca Imediata (Lei nº8.069), que determina investigação imediata em caso de desaparecimento de criança ou adolescente, ou seja, não é necessário esperar 24 horas.

Dica de prevenção para as crianças na praia do Grupo de Bombeiros Marítimos
Dica de prevenção para as crianças na praia do Grupo de Bombeiros Marítimos

Seguem algumas dicas importantes:
Identificação – Ao chegar na Praia, procure um guarda-vidas e peça a ele pulseiras de identificação para as crianças;
Tire uma foto da criança – Antes de sair de casa ou ao chegar na praia, para lembrar como ela está vestida. Isso ajuda na hora da busca. Assim é possível ter mais de um grupo, em direções diferentes, buscando a criança e com a imagem dela exatamente como está naquele dia;
Coloque roupas chamativas – Isso vale não apenas para praia, mas locais com aglomeração de pessoas;
Orientar a criança – Há pais que já procuram um espaço na areia em que o posto dos bombeiros fica à vista, e essa pode ser uma boa estratégia. Parece que nunca vai acontecer, mas é melhor garantir: se a criança já consegue se localizar, oriente ela a ir direto pedir socorro aos bombeiros ou então combine um local de encontro.

Prevenção para crianças na praia - Imagem extraída de https://magicasdemae.com.br/crianca-perdida-na-praia/
Prevenção para crianças na praia – Imagem extraída de https://magicasdemae.com.br/crianca-perdida-na-praia/

Bata Palmas
Essa tática você já deve ter visto alguma vez nas praias: e funciona! Tanto para chamar atenção dos pais, quanto da própria criança, que às vezes nem sabe que está perdida. Fica ali, brincando na areia, caminhando e se afastando cada vez mais, enquanto os pais ficam desesperados. É mais fácil ela responder a um sinal sonoro, que chama mais atenção, do que apenas pelo nome.

O ideal é juntar os dois: gritar o nome e em seguida bater palmas. Unido a isso, o grupo ou a pessoa pode incluir alguma informação sobre a criança: característica da veste ou física. Esta é uma excelente maneira de chamar a atenção de todos, e ajudar na busca pelos responsáveis, e claro, paralelo a isso, chamar os guarda vidas ou autoridades competentes.

Fonte de Informações
https://redeglobo.globo.com/sc/nsctv/especial-publicitario/conexao-verao/noticia/criancas-perdidas-na-praia-confira-5-dicas-para-evitar-esse-pesadelo.ghtml