Praia da Terra | Ilha das Couves

A Ilha das Couves está localizada no extremo norte de Ubatuba, no arquipélago com o mesmo nome. É um lugar paradisíaco, já próximo à divisa com Paraty. O número de turistas simultâneos na ilha é controlado e o caminho mais comum para chegar lá, é de barco a partir da Praia de Picinguaba.

Praia Terra - Ilha das Couves
Praia Terra |Ilha das Couves

A Ilha tem duas praias , sendo a Praia da Terra (ou das Couves), com cerca de 100 metros e a Praia de Fora (ou do Japonês) com cerca de 250 metros. As duas praias permitem um desembarque fácil, são interligadas por uma trilha de fácil acesso (cerca de 7 minutos de percurso), e suas águas são calmas, cristalinas, de cor verde esmeralda claro, com excelentes pontos de mergulho.

Praia da Terra - Ilha das Couves

Como infraestrutura local, temos na Praia da Terra, um quiosque, aberto principalmente durante a alta temporada, feriados e finais de semana. O Arquipélago das Couves é o último arquipélago do litoral paulista, antes de chegar ao Rio de Janeiro, e é formado pela Ilha das Couves (e seu Ilhote), Ilha Comprida, Ilha da Pesca, Ilha Rapada, Ilha Selinha, Ilhotes, Lajes e Parcéis.

A Ilha das Couves tem o formato alongado no sentido norte-sul, estreita com orla rochosa e vegetação de pequeno porte nas encostas, se alargando a partir de sua metade. Ocupa uma área de 58 hectares, está localizada a 2,3 Km da costa, apresenta uma orla de costões rochosos, encostas com vegetação rasteira e flora típica de Mata Atlântica.

Praia da Terra - Ilha das Couves

Vem pra Ubatuba?
Seja bem vindo, mas nos ajude na preservação. Sabemos que não é a maioria que deixa de recolher seu próprio lixo, mas quanto mais divulgarmos estas mensagens, temos chances de ter menos sujeira. Infelizmente ainda vemos lixo deixado nas praias, trilhas, ilhas e cachoeiras de nossa querida Ubatuba. Temos que ser consciente e solidário com o próximo que também vai usufruir da natureza.

Praia da Terra - Ilha das Couves

As atitudes de preservação devem ser cada vez mais aplicadas e compartilhadas. Devemos tratar o meio ambiente como extensão de uma casa bem cuidada. Pequenos gestos ajudam a preservar e fazem desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. Preserve o local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada da natureza além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes.

Cuidar do planeta é cuidar de nós!