Praia Vermelha do Centro (ou Vermelhinha)

A Praia Vermelha do Centro ou Vermelhinha, está localizada ao lado da Praia do Tenório, tem 600 metros de extensão aproximadamente, em meio a exuberante Mata Atlântica.

Vermelhinha

Conhecida também como Vermelha da Cidade ou simplesmente por VDC, é uma praia de tombo, com areia fofa, avermelhada, cheia de conchas, ondas fortes e tubulares de boa formação, muito frequentada por surfistas, principalmente quando as ondulações estão de leste e sudeste.

As ondas quebram forte até próximo da areia, o que representa perigo para banhistas inexperientes e crianças, e por ter muitos buracos e forte correnteza, não é propícia para banho de mar, mas é espetacular, em dias de ressaca, pela força das ondas.

Em seus dois cantos possuem costeiras rochosas, conta com a infraestrutura de quiosques, é sombreada por abricós, e bastante frequentada por moradores jovens da cidade, em especial por surfistas.

Vermelhinha
Preservação de Jundu – Vegetação rasteira em extinção

Esta filmagem aérea mostra um pouco desta beleza e a força das ondas chegando na areia:

Além de um point de revelação de surfistas profissionais, a Vermelhinha inspirou o refrão da música de  Maverick Viana (Mavera): “Ubatuba Terra que só Cheira Amor”.

Vem para Ubatuba? Aproveite para curtir o “barulho” da natureza em seu entorno. Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos.

Vermelhinha

Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Cuidar do planeta é cuidar de nós.