Desafio 28 Praias – Costa Sul

O Desafio 28 Praias é uma maratona de revezamento (“Trail Running”), que proporciona aos atletas uma experiência fantástica, em especial para os admiradores da natureza e adeptos à corrida.

É sem dúvida uma das maratonas mais bonitas do Brasil realizada em ambiente litorâneo em meio a Mata Atlântica.

Desafio 28 Praias
Percurso da Costa Sul

A primeira prova se realizou em 2013, e foi na Costa Sul de Ubatuba que tudo começou. A largada nesta etapa do Desafio 28 Praias é na Praia de Tabatinga, próximo à Praia das Galhetas (na divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba), e o término na Praia Dura próximo à Ponte do Rio Escuro.

Uma maratona, com percurso de 42,192 Km, realizada individualmente (solo) ou em equipe (dupla, trio, quarteto ou quinteto).

Largada na Praia de Tabatinga

Os cenários desta competição são fantásticos, pois a prova passa por áreas de proteção ambiental, por Comunidade Quilombola, por regiões de Ubatuba pouco exploradas por turistas, como praias de difícil acesso, pelas desafiadoras Trilha do Saco das Bananas e Trilha da 7 Praias, um contato intenso com a Mata Atlântica, ainda preservada.

Descida para a Praia de Caçandoca

O trajeto apresenta um nível difícil por estrada de terra, trilha fechada single-track, praias de areia fofa, travessia de rios, subidas e descidas de morros, às vezes com erosão e exige dos participantes uma preparação física apropriada, com experiência em provas de montanha e superação, principalmente quando ocorre chuva durante o percurso.

Algumas regras e preocupações do organizador:

  • As largadas do Desafio 28 Praias ocorrem em “ondas”: Solos Masculinos, Solos Femininos, Duplas, Trios, Quartetos e Quintetos e limitadas a 150 atletas por vez.
  • O atleta que opta pela modalidade Solo (individual) pode escolher entre a Maratona (42 Km) ou a Meia (21 Km), sendo que no caso da opção pela Meia, a largada ocorre na Praia da Maranduba.
  • Além das medalhas de conclusão, existe a premiação com troféus do 1º ao 5º colocado nas categorias de 42 e 21 Km solo e nos revezamentos de dupla, trio, quarteto e quinteto.
  • Ao atleta devidamente inscrito é assegurado uma camiseta participativa, número de peito, serviço de resgate, de primeiros socorros, hidratação, alimentação nos postos de chegada, apólice de seguro por acidentes pessoais, medalha e camiseta “finisher”, fotos na internet, banheiros nas largadas, transições e chegada, transporte até a largada após a corrida, guarda-vidas, socorristas, barcos de apoio, classificação geral e por categorias.

    Mascote do Desafio 28 Praias usado nas provas iniciais

Esta é uma corrida diferenciada, onde o atleta deve se preocupar com alguns detalhes como:
– Treinar preferencialmente em trilhas que tenham subidas, descidas e praias;
– Realizar treinos longos com o equipamento que usará no dia da prova, principalmente aquele usado para transportar a água;
– Procurar usar um tênis apropriado para trilhas, que dê mais proteção aos pés e suporte as dificuldades do percurso;  tomar bastante líquido e ingerir alimentos horas antes da prova;
– Estar preparado para completar a prova num tempo bem maior que numa prova de asfalto, normalmente atletas amadores realizam a prova num ritmo de 1,5 a 2 vezes mais lento do que numa prova com percurso plano;
– Usar protetor solar, repelente, boné e carregar consigo um apito para ser usado em caso de emergência, por exemplo acidentes no meio do percurso.

Travessia do Rio da Lagoinha

O organizador mantém preocupação constante com a conservação das trilhas, sendo expressamente proibido, jogar resíduos no chão sachês de carboidratos, cascas de frutas e plásticos.

A seguir os percursos para quem vai encarar o Desafio 28 Praias Costa Sul:
Trecho 1
Distância: 15 Km.
Largada: Praia da Tabatinga (na divisa com a Praia das Galhetas).
Chegada: Praia da Caçandoca.
Terreno: Areia, terra e single track.
Praias: Tabatinga, Galhetas, Figueira, Ponta Aguda, Mansa, Lagoa, Simão, Saco das bananas, Raposa, Caçandoquinha e Caçandoca.

Trecho 2
Distância: 6 Km.
Largada: Praia da Caçandoca.
Chegada: Praia da Maranduba.
Terreno: Areia, terra e travessia de rio.
Praias: Caçandoca, Pulso e Maranduba.

Trecho 3
Distância: 5 Km.
Largada: Praia da Maranduba.
Chegada: Praia da Lagoinha (Próximo ao Rio da Lagoinha).
Terreno: Praia de areia fofa e inclinada.
Praias: Maranduba, Sapê, Pontal e Lagoinha.

Trecho 4
Distância: 8 Km.
Largada: Praia da Lagoinha.
Chegada: Praia da Fortaleza.
Terreno: Areia, terra e single track.
Praias: Lagoinha, Oeste, Perez, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro do Sul e Fortaleza.

Trecho 5
Distância: 8 Km.
Largada: Praia da Fortaleza.
Chegada: Praia Dura (próximo ao Rio Escuro).
Terreno: Areia, terra e asfalto.
Praias: Fortaleza, Brava da Fortaleza, Costa, Vermelha do Sul, Brava do Sul e Dura.

Fonte de Informações: https://www.desafio28praias.com.br/