Desafio 28 Praias – Costa Norte

A etapa Costa Norte tem seu percurso entre a Praia Estaleiro do Padre até a Praia Grande. O Desafio 28 Praias em Ubatuba é a maior prova de “trail run” do Brasil,  sempre contando com uma organização excelente, incluindo as ações sociais e de preservação ao meio ambiente.

Desafio-28-Praias-22-09

Além de subidas e descidas com auxílio de cordas, trilhas “single track”, e areias de praias fofas, os atletas participantes encontram muita água, pois a Costa Norte conta com um número grande de travessias de rios.

              Kit da prova realizada em 2019
A distância de 42 Km é realizada nas categorias Solo, Dupla, Trio, Quarteto ou Quinteto. A largada é na Praia do Estaleiro e chegada no canto esquerdo da Praia Grande. Os Atletas consideram este percurso (Costa Norte), muito técnico e desafiador, exigindo um bom condicionamento físico.
Trecho 1
Distância: 6.230 m.
Largada: Praia Estaleiro do Padre.
Chegada: Praia do Puruba (no campo de futebol da vila).
Terreno: Areia, single track e travessia de rio.
Praias: Estaleiro do Padre, Ubatumirim, Justa e Surutuba.

Trecho 1 - Desafio 28 Praias
Distância: 6.690 m.
Largada: Praia do Puruba (campo de futebol).
Chegada: Praia do Prumirim (canto esquerdo).
Terreno: Areia, terra, single track, asfalto e travessia de rio.
Praias: Puruba, Meio, Prainha, Léo e Itaipú.
Distância: 8.260 m.
Largada: Praia do Prumirim (canto esquerdo).
Chegada: Praia de Itamambuca (canto direito – próximo ao Rio Itamambuca).
Terreno: Areia, terra e single track
Praias: Prumirim, Conchas, Félix, Prainha do Félix, Ponta da Jamanta e Brava da Itamambuca.
Trecho 3 - Desafio 28 Praias
Distância: 12.800 m.
Largada: Praia de Itamambuca (canto direito)
Chegada: Praia de Itaguá (próximo do Pier Comodoro Magalhães).
Terreno: Areia, terra, single track, asfalto e travessia de rio.
Praias: Itamambuca, Alto, Vermelha do Norte, Saco da Mãe Maria, Barra Seca, Perequê-Açu, Matarazzo e Cruzeiro.
Trecho 4 - Desafio 28 Praias
Trecho 5 - Desafio 28 Praias

O percurso de 21 km (meia maratona), larga em Itamambuca (canto direito) e contempla os trechos 04 e 05.

Ações Sociais do Desafio 28 Praias

Selo Contra Fome
O selo #CorridaContraFome é um projeto de responsabilidade social criado afim de conscientizar e despertar a atenção das pessoas para um sério problema mundial. O selo identificará os eventos que cumpram este papel social por si e através de seus participantes e patrocinadores, com o objetivo de arrecadar fundos e alimentos a serem destinados diretamente para uma instituição previamente determinada. Todos os atletas farão doação de no mínimo 1 Kg de alimento não perecível no dia e local da retirada do KIT, que serão revertidos para instituições de Ubatuba

Gestão de Resíduos
Preocupados com as questões ambientais a organização deu continuidade nas ações  de Gestão de Resíduos Sólidos cumprindo a legislação vigente. Serão recolhidos resíduos e chips eletrônicos e direcionando-os para que tenham um correto descarte. Esta ação poupa a vida útil dos aterros sanitários e contribui para a diminuição na extração de novas matérias primas.

Distribuição de Sementes
Serão distribuídas sementes para que os atletas as dispensem nas trilhas com propósito de replantio, além do tecido da camiseta de atletas com tecnologia Amni Soul Eco®, primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo cuja fórmula permite que as roupas se decomponham em aterros sanitários em menos 3 anos, enquanto outros tecidos levam de 10 a 20 anos.

Algumas ações compensadoras dos impactos ambientais são feitas como a recuperação de trilhas, além do compromisso social com Ubatuba, realizando a contratação de 250 pessoas da cidade para colaborar com a estrutura da prova, como por exemplo os staffs, além da doação de recursos para a comunidade.

Fonte de informações e inscrição:
https://www.desafio28praias.com.br/costa-norte