Trilha Praia da Terra e Praia de Fora – Ilha das Couves

A Ilha das Couves está localizada no extremo norte de Ubatuba, no arquipélago com o mesmo nome. É um lugar paradisíaco, já próximo à divisa com Paraty, também chamada de “Um Pedaço do Caribe no Brasil”.

Ilha das Couves – Praia de Fora e Praia da Terra (ao fundo)

O caminho mais comum para o turista visitar a ilha, é via barco a partir da Praia de Picinguaba, um percurso de 15 minutos, contratando o passeio diretamente com a ABPP (Associação dos Barqueiros e Pescadores de Picinguaba).

Trilha entre Praia Terra e Praia de Fora Ilha das Couves
Partindo da Praia da Terra – Início da trilha

Também existem passeios de escuna ou lancha que partem da Praia da Almada, Saco da Ribeira e Praia do Itaguá próximo ao centro de Ubatuba.

As duas praias da Ilha das Couves, chamadas de Praia da Terra (ou das Couves), com cerca de 100 metros e a Praia de Fora (ou do Japonês) esta maior que a primeira com cerca de 250 metros, permitem um desembarque fácil, e são frequentadas por banhistas e apneístas que exploram seus costões.

Praia da Terra

As praias são interligadas por uma trilha de fácil acesso (menos de 5 minutos de percurso), e suas águas são calmas, cristalinas, de cor verde esmeralda claro, com excelentes pontos de mergulho, sendo que a Praia de Fora apresenta em sua orla algumas pedras enormes.

Trilha na Ilha das Couves

Na Praia de Fora, temos também o início de uma trilha que leva até a uma costeira ficando-se bem próximo do Ilhote das Couves ou então o visitante pode optar em fazer a trilha até o mirante.

Praia de Fora

Lembre-se: Preserve a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres, não tire nada da natureza além de fotos. Seja consciente e deixe esta herança para seus descendentes. Visite Ubatuba o ano inteiro! Perto da praia e do mar tudo fica melhor. Nos ajude a preservar a natureza, cuidar do planeta é cuidar de nós!