Festa do Divino

Folia do Divino Espírito Santo
Trazida pela Rainha Isabel de Portugal no séc. XVII, a Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas manifestações religiosas do Brasil. Em Ubatuba, essa manifestação ocorre de Norte a Sul há mais de dois séculos, segundo antigos caiçaras. No passado, até a década de 50, a Festa do Divino Espírito Santo era a mais respeitada e valorizada. As comunidades das praias e sertões se preparavam com antecedência para receber a Folia do Divino, que com seus foliões, visitava a casa dos devotos com suas violas, rabecas e caixa seguindo a bandeira sagrada.

Divino Espirito Santo Ubatuba

Nesses últimos 50 anos a Folia do Divino de Ubatuba vem sofrendo muitas alterações devido à atuação de vários fatores adversos, mas nunca perdeu a essência da fé e coletividade de nossa cultura. Atualmente a Folia é composta por pessoas de várias extremidades do município, como Almada, Ubatumirim, Promirim, Praia Vermelha e Itaguá. Filhos e netos de antigos foliões, essas pessoas levam consigo a arte e a cultura de um povo que resiste a tantas mudanças, a Cultura Caiçara. A peregrinação, que tem o apoio da FundArt, tem início no mês de março e vai até junho.

Festa do Divino Procissão

Programação de 2018
Atividades religiosas como procissão, missa e Novena do Espírito Santo, assim como ações socioculturais incluindo apresentações da tradição caiçara, shows musicais, barracas de comes, bebes, brincadeiras e jogos integram a programação da 152ª Festa do Divino de Ubatuba, que se realizará entre os dias 13 e 22 de julho de 2018.

O evento acontece na Praça Exaltação da Santa Cruz (praça da Matriz) e é considerado uma das principais atividades do calendário local, recebendo tanto moradores de Ubatuba quanto turistas de toda a parte. A festa é uma realização da Paróquia Exaltação da Santa Cruz e tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Prefeitura de Ubatuba.

A abertura é na sexta-feira, 13, às 18h30, com missa celebrada pelo bispo diocesano de Caraguatatuba.

Entre 14 e 21 de julho, haverá procissão todos os dias saindo do chamado Império do Divino (antiga Câmara Municipal, atual sede da secretaria de Turismo, na avenida Iperoig), com concentração às 18h30 e saída às 19 horas, em direção à Igreja Matriz.

Além da programação religiosa, haverá shows musicais todas as noites. Outro destaque do evento é o show de prêmios, que acontece no encerramento da festa, no dia 22, e reúne mais de 5.000 pessoas. Neste ano, as rodadas de bingo sortearão um carro 0 km, além de TV, notebook, tablet e celular. Já na gastronomia, o prato principal é a tradicional tainha na brasa.

Programação Festa do Divino

Embora seu cunho religioso seja evidente, a Festa do Divino de Ubatuba é fortemente marcada por suas atrações socioculturais, como a tradicional tainha assada na brasa, Ainda que a alta temporada da cidade ocorra no verão, o evento, que acontece na Praça Exaltação da Santa Cruz, é considerado uma das principais atividades do calendário local, recebendo milhares de pessoas, tanto da população ubatubense, como turistas do Vale do Paraíba, de cidades vizinhas, como Paraty, do interior do estado e da própria capital.

Para frei Wilmar Vilalba, pároco da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a festa contribui diretamente para um intercâmbio cultural entre as pessoas. “A começar pela época em que celebramos o Divino Espírito Santo aqui, toda a simbologia, os aspectos históricos e da tradição caiçara que se entrelaçam à cultura e à religiosidade, e o próprio convívio em comunidade, tudo isso permite que possamos expor a nossa vivência local aos visitantes, como também acabamos absorvendo suas impressões e um pouco da vivência que vem de fora”, ressalta.

Festa do Divino Praça Central

Tainha na brasa
Um dos carros-chefes da festa, a Tainha assada na brasa é também uma das principais razões de a festa ser realizada em Ubatuba no mês de julho. Embora o Espírito Santo seja lembrado no calendário litúrgico católico no dia de Pentecostes, os antigos caiçaras aguardavam o período em que as tainhas migravam do sul para a região para, então, festejarem em comunidade e, assim, homenagearem a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Como o costume acabou virando tradição, a Festa do Divino de Ubatuba é sempre realizada em julho.Programação de Shows Festa do Divino

Fonte de Informações:
https://www.facebook.com/par.exaltacaodasantacruz
https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/confira-a-programacao-da-152a-festa-do-divino-de-ubatuba/