Cachoeira da Escada ou da Divisa

A Cachoeira da Escada também chamada de Cachoeira da Divisa, está localizada à beira da rodovia Rio-Santos, a 47 km do centro da cidade, muito próximo da divisa dos estados de SP/RJ (Ubatuba/Paraty).

Cachoeira da Escada

Vindo do alto da serra, como quem não quer nada, as águas que formam a cachoeira, vêm descendo, tomando força entre rochas imensas, que descem a encosta criando gigantes degraus que, observados do alto, conclui-se uma grande escada.

Cachoeira da Escada

Assim ganhou fama, conhecida como Cachoeira da Escada ou Cachoeira da Divisa, e os lagos formados por ela são perfeitos para um revigorante e terapêutico banho.

Cachoeira da Escada

É a primeira cachoeira de Ubatuba no sentido norte-sul e também uma das maiores, e as águas desta cachoeira se juntam mais abaixo, a outros rios da bacia da região do Camburi, desaguando na praia do mesmo nome e formando no caminho, outras cachoeiras propícias para banho, como por exemplo a Cachoeira dos 3 Poços.

Na Cachoeira da Escada temos a imagem de “Oxum”, orixá de água doce, e protetora do local e uma recomendação importante, é usar repelente antes de adentrar neste paraíso.

Cachoeira da Escada

Vejam esta filmagem da Cachoeira da Escada, com muita queda de água após um período de chuvas:

(*) Até março de 2016 funcionava no local o Bar do Zé da Cachoeira, do Sr. José Agostinho que preparava a famosa linguiça caseira na chapa, no forno à lenha, servida como aperitivo, acompanhada a gosto do freguês por uma pinguinha de alambique. O ponto tornou-se também uma atração aos apreciadores de estória e história do local, como mencionava uma plaquinha pendurada no estabelecimento: “Aqui reúnem-se caçadores, pescadores e outros mentirosos…”.