A Praia do Regalado ou do Tenório

Talvez você não reconheça, mas estas são imagens antigas da Praia do Tenório. Um capítulo da história de Ubatuba resgatado por nosso querido historiador @zizinhovigneron. A sequência das fotos mostram o canto direito da praia nos anos 1950, nos anos 1960 e o início do loteamento nos anos 1970. Você sabia que o Tenório foi chamado de Praia do Regalado e até de Prainha? Que Curiosidade de Ubatuba!

Praia do Tenório anos 1950
Canto direito da Praia do Tenório anos 1950

Vejam a narrativa do Mestre Zizinho:
“Num país de história recente como o Brasil é comum as alterações de nomes de logradouros, acidentes geográficos ou seja as TOPONÍMIAS. Em Ubatuba não fora diferente e até mesmo algumas praias, sofreram mudanças de seus nomes. Essas alterações surgem de forma espontânea ou imposta por alguém, para perpetuar seu nome no futuro.

Praia do Tenório anos 1960
Praia do Tenório anos 1960

Vejamos a atual PRAIA DO TENÓRIO. 
Com certeza antes do século XIX teria  outro nome, mas como por mais de um século a mesma era moradia da família Regalado, ela foi batizada como Praia do Regalado, nome surgido espontaneamente, tendo em vista que nela viveu por 77 anos, Pedro Tenório de Regalado. Embora o mesmo tenha falecido em 1879 seu sobrenome ultrapassou a mudança do século pois seus descendentes ainda ali permaneceram. Observamos que já nas décadas de 1930 e 1940  a mesma já adquiria um outro nome ou seja PRAINHA.

Praia do Tenório inicio do loteamento anos 1970
Praia do Tenório inicio do loteamento anos 1970

Com a negociação das terras pelos antigos proprietários  nos fins dos anos de 1940 e início dos anos de 1950 o  adquirente, médico pediatra e ex-prefeito de São Paulo, Dr. Wlademir de Toledo Piza procurou resgatar parte do  nome do antigo proprietário, Pedro Tenório de Regalado, renomeando e colocando placas indicativas como PRAIA DO TENÓRIO, nome reconhecido até o presente.”

Praia do Tenório
Praia do Tenório – Anos 2020

Se você também tem histórias para contar e fotos antigas que mostram o passado de Ubatuba, envie para nós e será um prazer compartilhar.