Cais do Porto – “Caisão”

Localizado na Ponta Grossa, cerca de 3 km do centro da cidade, o Cais do Porto, popularmente conhecido como “Caisão” tem seu acesso a partir do trevo do bairro do Itaguá, por uma sinuosa “estradinha” asfaltada, que leva o nome de uma das personalidades de Ubatuba, o professor Joaquim Lauro.

Caisão

O rápido percurso sempre com vista para o mar, passa por um pequeno porto, com várias embarcações coloridas de pescadores antes de chegar ao “Caisão”.

Portinho no caminho do Caisão
Portinho no caminho do Caisão

O visitante tem um dos visuais mais bonitos de nossa cidade, uma visão privilegiada da Baía de Ubatuba.

No local temos uma das praias catalogadas de Ubatuba que é a Prainha do Cais, como é conhecida, sendo de pequena extensão, areia compacta e com muitas pedras.

Caisão do Porto

Com a maré cheia, a praia desaparece, e uma das curiosidades desta pequenina praia é a presença constante de tartarugas marinhas.

Caisão de Ubatuba

Apesar de ter uma placa de proibida a entrada por conta do risco de desmoronamento, os frequentadores ignoram e continuam a usufruir do local. Que pena, este monumento que faz parte da história de Ubatuba merece ser restaurado e preservado.

Entrada do Caisão “interditada”

Chegando ao Pier presenciamos banhistas pulando de sua plataforma, e é um local ideal para apreciar o pôr-do-sol, mergulhar e muito concorrido para a pesca, em especial do peixe-espada.

Vejam esta breve filmagem realizada por Gabriel @gabrielsurflife:

História
O Caisão faz parte da história da cidade, pois no passado, neste local era escoada grande parte das mercadorias vindas do Vale do Paraíba e Norte de Minas, que desciam a Serra do Mar em lombo de burro. Outro fato marcante na história foi o projeto de uma ferrovia interligando o Cais do Porto ao Vale do Paraíba, foi a grande repercussão no início do século XX, mas questões políticas faliram o empreendimento.