Fotos do Passado para Sempre

As Fotos do Passado refletem nossa história e nos fazem entender o presente!

“O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro” (Frase de Augusto Cury).

Ubatuba teve participação importante na história do Brasil, com fatos marcantes como a assinatura do tratado de paz entre a nação Tupinambá e os portugueses, a presença de José Anchieta como prisioneiro do Cacique Cunhambebe, ostentou por um período o maior porto do Brasil e o maior PIB de São Paulo, e também teve a visita documentada do primeiro “turista” que se tem notícia: O Alemão Hans Staden.

Muito da preservação do passado se faz por obras de arte, documentos, escritas, prédios e construções, e infelizmente em Ubatuba não temos muitos monumentos históricos para mostrar. O que torna importante a exposição das imagens do passado, compartilhando-as entre os historiadores e interessados em cultura.

Fotos do Passado

Fotos do Passado

Fotos do Passado

Merece aqui nossa homenagem ao Sr. Edson  Silva, que também pode ser chamado de “Garimpador da história de Ubatuba”. Seu Edson nasceu em Ubatuba, no dia 10 de julho de 1936. Sua pesquisa sobre a História de Ubatuba teve início em 1945, quando cursava o primário. Enquanto procurava entender melhor os fatos históricos de Ubatuba, começou a colecionar fotos e recortes de jornais e revistas.
Assim, passou a visualizar os acontecimentos da cidade, os quais se misturavam diretamente com a História do Brasil. Sem muito acesso a informações precisas relacionadas aos fatos históricos de Ubatuba, seu Edson buscou em livrarias e arquivos, livros que narrassem a verdadeira história.

Fontes:
https://taubateemimagens.blogspot.com.br/2012/05/cidades-proximas-fotos-antigas-de.html
https://marcosocosta.wordpress.com/2011/09/09/fotos-historicas-de-ubatuba/

http://litoralvirtual.com.br/fotosaudade/