O Granito Verde Ubatuba | @hotelcoquille

A Descoberta do Granito Verde-Ubatuba
Entre 1961 e 1962 com a expansão de Ubatuba, algumas fazendas começaram a virar loteamentos, como foi o caso da Praia das Toninhas, onde os proprietários do local contrataram uma empresa de terraplanagem, para fazer a abertura da estrada e loteamento. Com a necessidade de aterramento com cascalho, a empreiteira viu-se comunicou o contratante.

Este revelou que suas terras iam até o final do morro, onde grande parte da estrutura era puramente rochosa, que poderiam ser utilizadas para tal finalidade. Então foi aberta uma estrada íngreme até o local, onde apenas tratores eram capazes de chegar. Lá encontraram um granito, do qual enviaram uma amostra ao IPT, para verificar se realmente o material era apropriado.

Hotel Coquille

O IPT retornou dizendo que não haveria nenhum problema em utilizá-lo como cascalho, porém isso seria um desperdício, pois tratava-se do granito verde, antes encontrado somente na África. Assim esta foi a primeira pedreira do granito de Ubatuba, que, com o passar do tempo, foi expandindo-se por toda cidade.

Esta descoberta foi de extrema importância pois o granito tornou-se economicamente um dos grandes poderes do município, que entrou no comércio internacional, realizando exportação, através do Porto de Santos. A exploração chegou ao fim, em função da proteção da reserva ambiental da Serra do Mar em 1972.

Hotel Coquille Granito Verde

Pelo fato de ter jazidas deste minério específico, somente em Ubatuba e na Costa do Marfim, constata-se uma forte evidência de que a América e a África estiveram unidas em épocas passadas, formando um supercontinente. O Hotel Coquille (@hotelcoquille), localizado na Praia Grande de Ubatuba, bem ao lado da Serra do Mar é um exemplo da preservação do granito.

Hotel Coquille
A fundação do Hotel Coquille foi feita em cima de uma enorme jazida de granito verde Ubatuba

Suas fundações estão cravadas sobre uma jazida imensa de Granito Verde. Os muros de arrimo aliás, quase todos de pedra, foram feitos também com Granito Verde do local. Procuraram ocupar o espaço respeitando a inclinação do terreno, criando planos e desníveis, junto da Mata.

Vem pra Ubatuba? Seja bem vindo(a), mas ajude-nos a preservar a natureza local, cuide de seu lixo, respeite os animais silvestres.